Mainnav

Ranking Top 5 do BC, com projeções para abril, tem duas fundações

banco central1O Banco Central divulgou nesta terça-feira (11/05) o nome das instituições que mais acertaram nas projeções de curto e médio prazo de inflação (IPCA e IGP-M) e câmbio para o mês de abril. Entre elas estão dois fundos de pensão, que figuram no ranking Top 5 das projeções de câmbio de curto e médio prazo, respectivamente Previ e Funcef (ver tabela abaixo).
As projeções são enviadas ao BC mensalmente por entidades com atuação no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos, fundos de pensão e consultorias. Além das instituições acima mencionadas, também participam da pesquisa empresas do setor real da economia que possuem equipes especializadas na projeção regular dessas variáveis macroeconômicas.
Para o gerente de macroalocação da Funcef, Diego Martins Silva, a taxa de câmbio deve fechar o ano por volta de R$ 5,25 por dólar, podendo inclusive chegar próximo a R$ 5,00 ao longo do ano. “Essencialmente, três fatores contribuíram para a forte depreciação do câmbio após a eclosão da pandemia, o diferencial de juros externo e interno, a situação fiscal e a aversão ao risco dos investidores ao redor do mundo”, diz Martins Silva. “Este último fator vem sendo mitigado com o avanço da vacinação nos países desenvolvidos e no Brasil”.
Ainda de acordo com o executivo da Funcef, “o apetite ao risco, aliado aos superávits na balança comercial, deve contribuir com a apreciação do câmbio”. Também contribuem com a apreciação do câmbio, segundo ele, os recentes aumentos na taxa Selic pelo Copom.

IPCA
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 ASA Bank 1 LAIC-HFM Gestão
2 Quantitas AM 2 Bco Ribeirão Preto
3 Bco Sicredi 3 LCA Consultores
4 Bahia AM 4 Captstone Partners
5 Garde AM 5 Bco Modal
       
IGP-M
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 MCM Consultores 1 Análise Econômica
2 Bco Bradesco 2 BB DTVM
3 Bco JP Morgan 3 Genoa Capital
4 LCA Consultores 4 GO Assoc Consult
5 Tendência Consult 5 Brasilprev
       
Taxa de Câmbio
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 Kapitalo Invest 1 JP Morgan
2 Bco do Brasil 2 MB Associados
3 Previ 3 Funcef
4 Novus Capital 4 LAIC-HFM Gestão
5 XP Invest Corret 5 Brasilprev
    5 Kapitalo Invest