Mainnav

Anbima projeta novos números para Selic, inflação e câmbio

A previsão do Grupo Consultivo Macroeconômico da Anbima, formado por economistas de instituições financeiras, é que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) eleve a Selic em 0,75 pontos percentuais, para 4,25%, na reunião que termina nesta quarta-feira (16/06). As estimativas do grupo para o encerramento do ano também foram ajustadas, neste caso em um ponto percentual, passando de passaram de 5,5%, apontados em maio, para 6,5%.
Os economistas também revisaram, pela quinta vez consecutiva, as projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2021, indo de 5% para 5,8%. A estimativa distancia ainda mais o resultado do centro da meta da inflação para este ano, que é de 3,75%.
O grupo ajustou ainda as projeções relacionadas à atividade econômica. A queda do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,77% no segundo trimestre, apontada na reunião anterior, foi revertida para um quadro de estabilidade (0%). Para os períodos seguintes, a expectativa é de crescimento: de 0,6% no terceiro e de 0,5% no quarto trimestre. Em relação ao resultado consolidado do ano, as estimativas subiram dois pontos percentuais em relação à reunião dos economistas em maio, passando de 3,2% para 5,2%.
Em relação ao câmbio, o grupo revisou para baixo a projeção do dólar. A expectativa é que a moeda norte-americana termine 2021 cotada em R$ 5,20 e não mais em R$ 5,40, conforme havia sido apontado na reunião anterior. Caso concretizado, o resultado corresponderá a uma desvalorização de 0,1% do real no ano.