Mainnav

Copom decide por unanimidade elevar taxa Selic para 4,25% ao ano

banco central1O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu hoje (16/06), no encerramento de sua reunião de dois dias, elevar a taxa Selic em 0,75 pontos percentuais, para 4,25% ao ano. A decisão do órgão foi tomada por unanimidade. É a terceira elevação consecutiva do Copom, todas na magnitude de 0,75pp.
A expectativa do órgão é de uma igual elevação na próxima reunião, que acontecerá em 45 dias, num processo de normalização das taxas em patamar considerado neutro. Entretanto, o comunicado do Copom ressalta que “não há compromisso com essa posição (de neutralidade) e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação”.
O comunicado do órgão indica preocupação com a trajetória da  inflação atual. “A persistência da pressão inflacionária revela-se maior que o esperado, sobretudo entre os bens industriais". Adicionalmente, o comunicado avalia que "a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo".
Além disso, o comunicado também manifesta preocupação com “novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia que pressionem a demanda agregada e piorem a trajetória fiscal”. As expectativas de inflação apuradas pela pesquisa Focus, do BC, encontram-se em torno de 5,8%, 3,8% e 3,25% para os anos de 2021, 2022 e 2023, respectivamente
Analisando a conjuntura internacional, o comunicado do Copom avalia que, “os estímulos fiscais e monetários (de) alguns países desenvolvidos (para) promover uma recuperação robusta da atividade econômica (...) terão longa duração”. O órgão pontua, entretanto, que “a incerteza segue elevada e uma nova rodada de questionamentos dos mercados a respeito dos riscos inflacionários nessas economias pode tornar o ambiente desafiador para países emergentes”.
.