Mainnav

Ibovespa sobe com decisão o Fed e pequeno acordo da Evergrande

A Evergrande, gigante chinesa do setor imobiliário, anunciou nesta quarta-feira (22/09) ter fechado um pequeno acordo de US$ 35,9 milhões em pagamento de juros a um credor local, evitando assim o calote. O anúncio foi bem recebido pelo mercado mas não alivia a situação do grupo, à beira da falência com uma dívida acumulada de mais de US$ 300 bilhões.
O pagamento dos juros desse título representa um pequeno respiro para a incorporadora imobiliária, que emprega 200.000 pessoas, está presente em mais de 280 cidades e afirma gerar 3,8 milhões de empregos indiretos na China.
"Para que a confiança se transforme em algo mais significativo, o mercado terá que observar os planos mais amplos de reestruturação da Evergrande", declarou à Bloomberg Gary Dugan, chefe executivo da Global CIO Office.
No Brasil, o Ibovespa reagiu positivamente, subindo 1,84% e fechando em 112.282,28 pontos. Além da notícia do modesto acordo da Evergrande com um credor chinês, os investidores locais gostaram da decisão do Federal Reserve (Fed), de manter a taxa de juros dos Estados Unidos entre 0% e 0,25% e de continuar injetando recursos na economia.