Mainnav

Quatro secretários do Ministério da Economia pedem exoneração

Bruno FunchalO Ministério da Economia confirmou no final da tarde desta quinta-feira (21/10) os pedidos de exoneração de seus cargos do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e do secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt. Além deles, também a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, pediram exoneração.
Embora o Ministério da Economia tenha publicado nota atribuindo os pedidos a decisões de ordem pessoal, o mercado vê nelas uma reação às tentativas do Centrão de impor ao governo gastos que comprometem o teto de gastos. Recentemente, Funchal e Bittencourt haviam se manifestado contrários a quaisquer medidas que flexibilizem o teto federal de gastos, seja para renovar o auxílio emergencial, seja para ampliar o Bolsa Família e criar o Auxílio Brasil.
O Ministério da Economia informou que as saídas respeitarão um processo de transição e de continuidade dos compromissos das duas secretarias. A pasta não informou o nome dos substitutos. Funchal e Bittencourt haviam assumido os cargos em abril, após a saída do secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. Semanas depois, a Secretaria Especial de Fazenda mudou de nome e passou a chamar-se Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento.