Mainnav

Servidores do BC vão parar por duas horas nesta terça

Os servidores do Banco Central devem paralisar suas atividades por duas horas, entre as 10h e 12h, nesta terça-feira (18/01), numa advertência ao Ministério da Economia que até o momento não apresentou nenhuma proposta concreta de reajuste salarial para a categoria. A paralisação programada não deve afetar os serviços essenciais, que serão mantidos, informou o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).
Entre as atividades que poderão ser afetadas estão atendimento ao público, distribuição de cédulas e moedas, acesso dos bancos aos sistemas informatizados e prestação de informações ao sistema financeiro. “Esperamos mais de 50% de adesão interna do BC ao movimento”, divulgou o Sinal.
A paralisação dos funcionários do BC é parte de um movimento mais amplo de funcionários públicos federais de diversos setores, inclíndo os funcionários da Receita Federal, que reivindicam aumentos salariais e distribuição de bônus de produtividade. O movimento ganhou força após o governo divulgar que pretendia elevar os salários apenas dos funcionários pertencentes às forças policiais e de segurança.
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, resiste a elevar os salários dos funcionários públicos, sob a justificativa de que seria inflácionário. Os funcionários do BC já tiveram uma primeira reunião com o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, sem que nenhuma proposta fosse apresentada, e devem ter nova reunião ainda neste mês de janeiro.