Mainnav

Influenciadores de investimentos têm 91,5 milhões de seguidores

Estudo realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) conclui que os influenciadores digitais de investimento alcançaram 91,5 milhões de seguidores no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube em dezembro de 2021, um crescimento de 23,6% sobre fevereiro do mesmo ano, quando somavam 74 milhões.
Segundo o estudo, usando uma “linguagem leve e acessível sobre temas do universo de investimentos e educação financeira” esses influenciadores atingem uma audiência que supera os dez principais veículos de imprensa nas redes sociais (O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, UOL, Valor Econômico, Valor Investe, Exame, InfoMoney, IstoÉ Dinheiro e UOL Economia), que falam a 80,3 milhões de seguidores.
Dos 11 diferentes tipos de influenciadores, cinco tipos possuem a maior média de engajamento e somam 59% dos conteúdos analisados: produtores de conteúdo, analistas, traders, investidores independentes e especialistas. O produtor de conteúdo é a categoria com mais influenciadores ativos (53), maior número de publicações (78,4 mil) e maior média de engajamento (2,6 mil interações).
As casas de análise foram a categoria com a maior queda na média de engajamento, perdendo 28% na comparação entre o relatório o anterior, de fevereiro do ano passado, e o atual. Ainda assim, essas empresas têm a quarta maior audiência entre todas as tipologias.