Mainnav

Adolfo Sachsida deixa Economia e assume pasta de Minas e Energia

Adolfo Sachsida1O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta quarta-feira (11/05) o economista Adolfo Sachsida como novo ministro de Minas e Energia, em substituição a Bento Albuquerque que deixa o governo desgastado por conta dos aumentos de preços dos combustíveis criticados pelo presidente. Sachsida está na equipe do ministro da Economia Paulo Guedes desde o início, originalmente como secretário de Política Econômica e desde fevereiro passado como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos.
Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e com pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, Sachsida fez parte do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). Ele foi um dos principais interlocutores do sistema de previdência complementar no governo durante as discussões sobre a reforma tributária, que ao buscar a tributação de dividendos das empresas na fonte ignorava o artigo 5º da lei 11.053, que garante a isenção tributária aos fundos de pensão. É advogado, especializado em Direito tributário, e servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),
Em seu perfil no Twitter, Sachsida agradeceu ao presidente pela "confiança" e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. E também citou o ex-ministro Bento Albuquerque "pelo trabalho em prol do país". "Com muito trabalho e dedicação espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu, na rede social.