Quase 15 milhões de pessoas trocam cheque especial rotativo pelo parcelado

Levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (febraban) indica que 14,88 milhões de pessoas trocaram o cheque especial rotativo pelo parcelado entre julho de 2018 e agosto deste ano. Segundo o levantamento, apenas em agosto deste ano foram 1,37 milhão de clientes que optaram pela mudança. A opção pela linha de crédito alternativa permitiu a redução dos juros pagos em 76%, uma vez que a taxa média do rotativo em agosto foi de 12,21% a.m., enquanto a do parcelado foi de 2,92% a.m.

A criação do cheque especial parcelado é resultado do normativo da autorregulação bancária sobre o assunto, que passou a valer em 1º de julho do ano passado. De acordo com o documento, os bancos devem sempre manter em oferta linhas de crédito com taxas mais atrativas para os clientes com saldo negativo, e enviar propostas com oferta dessas linhas aos clientes que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos.


Cadastre-se e receba gratuitamente newsletter do site Investidor Institucional, com síntese das nossas notícias diárias. Preencha os dados abaixo e nos envie, inserindo a seguir o email ii@investidorinstitucional.com.br na sua lista de contatos para não sermos barrados como spam.
Li e concordo com termos e condições de uso