Mainnav

Instituto de Mineração firma acordo com bolsa canadense para atrair recursos ao setor

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) assinou nesta segunda-feira (2), em Toronto, no Canadá, um Memorando de Entendimento (MOU) com a Toronto Stock Exchange (TSX) e a TSX Venture Exchange (TSXV) para estabelecer um relacionamento colaborativo destinado a aumentar o investimento no setor de mineração brasileiro nos próximos anos. As duas partes esperam que o MOU abra perspectivas para a expansão da pesquisa geológica, exploração e desenvolvimento de projetos de mineração no Brasil.

Algumas das iniciativas estabelecidas no MOU incluem o aumento do número de empresas de mineração brasileiras nas bolsas de valores canadenses e a identificação conjunta de oportunidades para aumentar a atratividade do investimento para o setor de mineração brasileiro. O IBRAM irá desempenhar papel fundamental na implementação das ações contempladas no MOU, incluindo a identificação de projetos atraentes e oportunidades de investimentos no setor mineral brasileiro. O IBRAM e as bolsas também organizarão uma agenda conjunta para promover a mineração brasileira, como conferências de investidores destinadas a atrair investimentos canadenses.

O IBRAM calcula que os investimentos no setor mineral brasileiro irão se expandir nos próximos anos. Em fevereiro último, o Instituto anunciou que o valor dos investimentos no setor de mineração brasileiro deverá ser de US$ 32,5 bilhões no período 2020-2024, representando um aumento de 18% nos investimentos em comparação com a previsão para 2019-2023. Esse aumento será impulsionado por investimentos em projetos minerários (green field e brown field) e segurança operacional.

“O setor mineral do Brasil apresenta excelentes oportunidades de investimento. Apenas 30% dos 8,5 milhões de km2 do país têm pesquisa geológica adequada para mineração. As minas ocupam apenas 0,6% do território do país, portanto, há um enorme potencial para novos investimentos e a descoberta de futuros depósitos de classe mundial”, afirmou Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, em comunicado. “Temos mais de 35 empresas em nossos mercados, com mais de 100 propriedades no Brasil, e acreditamos que nossas bolsas continuarão sendo importantes parceiras e fontes de capital para as empresas de mineração brasileiras”, disse Robert Peterman, vice-presidente de desenvolvimento de negócios globais da TSX / TSXV.