Mainnav

Joaquim Levy assume a diretoria de estratégia econômica do Safra

Levy JoaquimJoaquim Levy, que acumula passagens por cargos estratégicos em vários governos federais e estaduais, além de organismos multilaterais, passa a responder pela diretoria de estratégia econômica e relações com mercados do Banco Safra.
Levy foi economista-chefe do Ministério do Planejamento na gestão de Fernando Henrique Cardoso até 2002 e secretário do Tesouro Nacional no governo Lula até 2006. Foi secretário da Fazenda no governo de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro, até 2010, e superintendente da Bram (Bradesco Asset Management) até 2014. Convidado pela presidente Dilma Rousseff para o Ministério da Fazenda, ocupou esse posto até final de 2015, quando saiu por críticas do PT em relação à sua meta fiscal de 0,7%, considerada demasiado austera.
Assumiu a diretoria financeira do Banco Mundial (BIRD) no início de 2016, onde ficou até o final de 2018, quando aceitou convite do presidente Jair Bolsonaro para ocupar a presidência do BNDES, cargo do qual pediu demissão em julho de 2019 após críticas públicas do presidente.
É doutor em Economia pela Universidade de Chicago, mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.