Mainnav

BB e B3 desenvolvem produtos de investimento com a temática ESG

empresas esgSeguindo uma tendência que ganha força no mercado brasileiro, de incluir a temática ESG (ambiental, social e de governança) nos produtos de investimento, a equipe de análise do BB Investimentos acaba de lançar a “Seleção BB ESG”, relatório que destaca as companhias mais em linha com as melhores práticas socioambientais e de governança corporativa.
A primeira seleção traz as seguintes empresas: Lojas Renner, Santander, Itaú, Bradesco, Natura, Klabin, Suzano, M. Dias Branco, Sabesp, Localiza e Weg. “Muitas gestoras de recursos no exterior, principalmente na Europa, já vêm incorporando critérios ESG em suas políticas de investimento. Em 2019, os fundos europeus especializados em investimentos sustentáveis captaram o valor recorde de €120 bilhões. No ano passado, as gestoras de recursos europeias, que adotavam critérios de ESG em suas estratégias de alocação, cresceram 56% e já respondiam por cerca de €668 bilhões em recursos administrados”, diz o relatório do BB Investimentos, assinado pelos analistas Henrique Tomaz e Victor Penna.
Já a B3, explorando uma outra vertente, pretende lançar novos índices que reunam as melhores empresas para se trabalhar. Para isso, fez uma parceria com a consultoria global GPTW (Great Place to Work), que fornecerá a base das empresas com ativos negociados na B3 e que integrarão o movo benchmark. “A iniciativa está alinhada ao posicionamento estratégico da B3 de fortalecer seu portfólio de produtos ESG (Environmental, social and corporate governance) e abrir novas oportunidades de negócios nessa área”, diz a B3, em nota.
“Respeito, imparcialidade e liberdade no ambiente de trabalho, além da promoção de iniciativas para o bem estar e equilíbrio dos funcionários são valores e compromissos das empresas que atuam de forma responsável no pilar Social. A promoção das práticas internas de diversidade e inclusão é outra característica das empresas socialmente responsáveis e isso está conectado diretamente à agenda ESG”, afirma Ana Buchaim, diretora de Pessoas, Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da B3.
Compõe o portfólio de índices de Sustentabilidade da B3 o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), o ICO2 (Índice Carbono Eficiente), o Índice S&P/B3 Brasil ESG, o IGTC (Índice de Governança Corporativa Trade), o ITAG (Índice de Ações com Tag Along Diferenciado), o IGCX (Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada) e o IGNM (Índice de Governança Corporativa Novo Mercado).