Mainnav

Dinamarca anuncia fim da produção de petróleo até 2050

O governo dinamarquês - maior produtor de petróleo da União Europeia - anunciou que proibirá toda a produção de petróleo progressivamente até 2050. Desde a última sexta-feira (4/12) o País deixou de emitir novas licenças de exploração e produção nas águas offshore dinamarquesas no Mar do Norte.
Com a decisão, a Dinamarca se torna o primeiro grande produtor de petróleo a colocar uma data final nas atividades de exploração e produção. Paralelamente ao anúncio, o país cancelou sua oitava rodada de licenciamento offshore após fraco interesse do mercado e a desistência da francesa Total.
As decisões foram tomadas após a divulgação, no início desta semana, de um relatório apoiado pela ONU que revelou que a produção global de combustíveis fósseis não está nem perto dos níveis compatíveis com a manutenção do aquecimento global abaixo de 1,5°C até 2050. O Reino Unido e a Noruega, vizinhos da Dinamarca no Mar do Norte, foram citados como países que precisavam desacelerar rapidamente a produção para alcançar o alinhamento com as metas do Acordo de Paris.
Analistas veem o anúncio como mais um prego no caixão para o petróleo do Mar do Norte. A bacia é uma das regiões produtoras de petróleo mais antigas do mundo, mas a produção está em declínio sustentado há anos. Novas descobertas seriam necessárias para aumentar a produção, mas os ativos da bacia são alguns dos mais vulneráveis às quedas dos preços das commodities e sofreram perdas devastadoras nos anos recentes.