Mainnav

Ex-dirigentes da Fundação CEEE tentam suspender a privatização

Ex-dirigentes da Fundação CEEE, do Grupo CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), ingressaram na justiça gaúcha pedindo a suspensão do processo de privatização da empresa de distribuição elétrica. Vendida para a Equatorial Energia em leilão realizado na B3 no último dia 31 de março, que pagou R$ 100 mil por 65,87% do seu capital social, a empresa deve homologar no dia 12 de maio próximo o nome do vencedor do processo.
A Ação popular dos ex-dirigentes do fundo de pensão pede a suspensão do cronograma do processo de privatização, inclusive a homologação do nome do vencedor. Assinam a petição o ex-presidente e ex-diretor financeiro, Gerson Carrion, além do ex-diretor de seguridade, Claudiomar Gautério de Farias, e do ex-presidente do Conselho Deliberativo, Ricieri Dalla Valentina Júnior. Também assinam outros quatro ex- dirigentes do grupo CEEE.
Segundo o grupo, o processo licitatório contém diversas irregularidades, com denúncias protocoladas em diversos órgãos estaduais (TCE-RS, MPE-RS, MPC-RS) eComissão de Valores Mobiliários (CVM). “Na medida em que existem diversas irregularidades que ainda dependem de maiores esclarecimentos, necessário se faz seja determinada a imediata suspensão de todos os atos que envolvem a desestatização da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D”, defendem os autores da ação.