Mainnav

Millennials conhecem mais sobre investimentos, mostra pesquisa

geracoesPesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com a Datafolha, para medir o nível de conhecimento que as diferentes gerações possuem sobre o mercado de investimentos, mostra que os millennials são os que têm mais informação sobre o assunto. Entre a geração Z (9 a 24 anos) 51,8% admitem não conhecer nada sobre o tema, enquanto entre os millennials (25 a 40 anos) esse percentual fica em 43,1%. Já entre os integrantes da geração X (41 a 56 anos), 48% reconhecem não ter conhecimento enquanto entre os boomers (57 a 75 anos) o percentual cai para 46%.
A pesquisa ouviu 3,4 mil pessoas da população economicamente ativa, das classes A, B e C em todas as regiões do país. Dos entrevistados, 18,5% fazem parte da geração Z, outros 35,2% são millennials, 24,8% são da geração X e 20,6% são boomers.
Em relação a hábitos de investimento, 58,3% da geração Z não guardam dinheiro de nenhuma forma, enquanto o percentual entre os millennials é de 50,4%, entre a geração X é de 54,6% e entre os boomers é de 57,6%.
Em relação à conhecimento acerca de produtos financeiros específicos, os boomers possuem maior conhecimento espontâneo sobre a caderneta de poupança (35,2%), títulos privados (16,4%) e planos de previdência (5,4%). Os millennials conhecem mais os títulos públicos do Tesouro Direto (19,6%) e fundos de investimento (14,6%). E a geração Z conhece mais as criptomoedas (6,3%) e ações (26%).
Em relação aos próprios investimentos, a geração X é a que mais deixa recursos na caderneta (32,5%), os boomers, millenials e geração Z investem mais em outros produtos financeiros. Os boomers lideram o investimento em títulos privados (7,1%), fundos de investimento (5%) e plano de previdência (3,6%). Entre os millenials, 5,1% investem na bolsa e 3,8% em títulos públicos via Tesouro Direto. E 2,8% do público do público Z investe em moedas digitais, superando as demais gerações.