Mainnav

Discurso de ontem de Bolsonaro fez bolsa cair e dólar subir

grafico negativoO discurso do presidente Jair Bolsonaro feito na tarde de ontem (07/09), em manifestações realizadas em Brasília e em São Paulo para comemorar o dia da independência, fez a Bolsa despencar e o dólar subir hoje. O presidente Bolsonaro disse que deixaria de cumprir decisões vinda do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além de retornar ao tema das urnas eletrônicas dizendo que o resultado das eleições do ano que vem devem ser auditados publicamente, referindo-se ao voto impresso.
As reações do mundo jurídico e político foram fortes e incisivas. O presidente do STF, Luiz Fux, em pronunciamento feito na tarde desta quarta-feira disse que ninguém fechará o STF e que descumprimentos de decisões do STF poderão ser enquadradas como crime de responsabilidade.
Com a crise institucional que se instalou entra os poderes, o Ibovespa fechou o dia de hoje em baixa de 3,78%, aos 113.412,84 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em outubro registrou baixa de 3,85%, aos 113.825 pontos. Já no mercado de câmbio, o dólar à vista operava em alta de 2,68%, cotado na faixa de R$ 5,3150. A taxa do DI para janeiro de 2022 subiu de 6,875% no ajuste de segunda-feira para 6,96%.