Mainnav

Touro de Ouro em frente à B3 é alvo de protestos com cartazes

Touro OuroA escultura do Touro de Ouro, colocada na frente da B3 na manhã de ontem, terça-feira (16/11), foi alvo de protestos por parte de manifestantes na manhã desta quarta-feira (17/11), um dia após inaugurada. Os manifestantes colaram cartazes na escultura de três metros de altura, protestando contra a fome. A escultura do Touro de Ouro da B3 é uma cópia do Touro de Wall Street, localizado em Nova York a algumas quadras da bolsa de valores de lá, a New York Stock Exchange.
O projeto do Touro de Ouro foi concebido pela B3, pelo economista Pablo Spyer e pelo artista plástico Rafael Brancatelli, em conjunto. Porém ao contrário do Touro de Wall Street, que é de bronze, o Touro de Ouro da B3 foi construído sobre uma estrutura de metal e revestido de fibra de vidro, com pintura anticorrosiva.
A ação do grupo que colou os cartazes no Touro de Ouro aconteceu por volta de 6h30 da manhã e durou apenas alguns minutos porque um segurança da B3 impediu a continuidade da ação. Os manifestantes publicaram, posteriormente, um texto sobre a ação nas redes sociais. Segundo o texto, o protesto é contra a fome, a desigualdade social, o desemprego e a falta de oportunidade para a juventude periférica.
A B3 afirmou, em nota, que a escultura "homenageia a força e a coragem do brasileiro, além de ser um presente para a cidade de São Paulo, visando à revitalização do centro histórico da cidade".