Mainnav

Declarações de Powell elevam dólar mas não derrubam bolsa

O tom mais duro do Banco Central norte-americano na reunião desta quarta-feira (26/01) fez o dólar a fechar em leve alta no mercado brasileiro, mas não foi capaz de derrubar a bolsa de valores que encerrou o dia em alta. O dólar comercial fechou vendido a R$ 5,441 e o índice Ibovespa fechou aos 111.289 pontos, no maior nível desde o fim de outubro, com alta de 0,98%.
Embora a autoridade monetária norte-americana não tenha elevado os juros básicos nos Estados Unidos, como já era previsto, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicou ao final da reunião que começará a aumentar os juros da economia dos EUA em março e que poderá fazer reajustes em todas as reuniões deste ano.
Powell destacou que a inflação pode persistir mais tempo do que o previsto. "Existe o risco de que a inflação permaneça alta ou suba ainda mais", explicou Powell em coletiva de imprensa após decisão de política monetária.
Atualmente, os juros básicos nos Estados Unidos estão no menor nível da história, entre 0% e 0,25% ao ano, como medida de estímulo monetário durante a pandemia de covid-19.