Mainnav

Comissão da SEC acusa Vale de mentir sobre barragem de Brumadinho

Barragem BrumadinhoA comissão reguladora de mercados dos Estados Unidos (SEC) disse nesta quinta-feira que a mineradora brasileira Vale teria violado as leis de valores mobiliários daquele país ao divulgar informações falsas sobre a segurança de suas barragens de Brumadinho (MG), cujo rompimento em 2019 resultou na morte de 270 pessoas.
Segundo a comissão da SEC, a Vale teria manipulado auditorias de segurança de barragens a partir de 2016, obtendo certificados de estabilidade fraudulentos e enganando governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG). Ao mesmo tempo, a companhia teria levantado recursos da ordem de USD 1 bilhão naquele mercado.
Em nota, a Vale negou as acusações afirmou que irá se defender vigorosamente neste caso. “A companhia reitera o compromisso que assumiu logo após o rompimento da barragem, e que a tem guiado desde então, para a remediação e a reparação dos danos causados pelo evento”, afirma a empresa na nota.