Mainnav

Ibovespa cai e fecha abaixo dos 97 mil pontos

O principal índice da B3, o Ibovespa, fechou em queda de 0,39% nesta quarta-feira (13/7), aos 97.881,16 pontos. O mercado local seguiu o pessimismo do mercado norte-americano, que também fechou em queda surpreso com a inflação divulgada hoje pelo Departamento do Trabalho dos EUA para o mês de junho. A taxa ficou em 1,3% no mês, acima do 1% esperado pelos agentes econômicos, indicando uma inflação acumulada de 9,1% em doze meses. É a maior taxa em quarenta anos nos Estados Unidos.
Com a inflação em alta, cresce o temor de que o comitê de política monetária do Fed (Banco Central norte-americano) eleve os juros básicos em 1 ponto percentual na sua próxima reunião, no final deste mês, tornando mais provável uma recessão naquele país. As bolsas norte-americanas fecharam em queda nesta quarta-feira, com o índice S&P 500 perdendo 0,45%, o Dow Jones caindo 0,67% e a Nasdaq Composite recuando 0,15%.
Já o dólar, que iniciou o dia em alta, inverteu a tendência e caiu -0,61%, encerrando o dia vendido a R$ 5,406. Os investidores aproveitaram as valorizações recentes para vender a moeda.