Mainnav

Acompanhando mercado global, Ibovespa cai e dólar fecha em alta

grafico negativoO pessimismo dos mercados globais continuou pressionando o Ibovespa e o câmbio nesta quinta-feira (14/7), com o primeiro fechando em queda de 1,79%, aos 96.120 pontos, e o segundo subindo 0,51%, cotado a R$ 5,432. A alta da inflação de consumo nos Estados Unidos em junho, divulgada ontem, assim como da elevação dos preços das commodities em razão da guerra na Ucrânia e lockdowns na China, favoreceram o pessimismo dos mercados globais. O mercado teme que o Fomc (Comité de Política Monetária do Fed), que se reúne no final deste mês, na tentativa de conter a inflação aumente os juros em 1 ponto percentual ao invés do 0,75 pontos percentuais que se esperava anteriormente, freando a atividade econômica.
Apesar do pessimismo, as bolsas norte-americanas fecharam mistas nesta quinta-feira, com Dow Jones e S&P 500 caindo -0,46% e -0,29%, respectivamente, enquanto Nasdaq Composto subiu 0,03%. JPMorgan Chase e Morgan Stanley divulgaram ontem seus balanços trimestrais. O JPMorgan Chase relatou uma queda no lucro do segundo trimestre de 28%, enquanto o Morgan Stanley revelou resultados abaixo das expectativas dos analistas. Os balanços dos bancos são acompanhados com atenção pelo mercado, pois seus resultados dizem muita coisa da saúde financeira dos negócios da economia real, que seus clientes dos bancos.
Mais resultados das principais instituições financeiras dos Estados Unidos estão programados para serem divulgados nesta sexta-feira (15/7) e na próxima segunda-feira. Com os temores de uma possível recessão se aproximando, os investidores estão olhando para o que os executivos dos bancos têm a dizer sobre o estado da economia tanto quanto os balanços de suas instituições.