Mainnav

Novo presidente da CVM toma posse prometendo ser “Regulador Tech”

João Pedro NascimentoCVMTomou posse na manhã desta segunda-feira (18/7) o novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, para um mandato de cinco anos que vai até 14 de julho 2027. Ele substitui Marcelo Barbosa que deixa a autarquia após dirigí-la por cinco anos, desde 2017. “Desenvolverei um mandato técnico, independente e fundado em formação acadêmica, experiência profissional e espírito público, com o firme propósito de fortalecer a CVM, valorizar o corpo de servidores, prestigiar o Colegiado e contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil”, afirmou o novo presidente na cerimônia de posse.
Citando os desafios da autarquia para o próximo período, Nascimento disse que “teremos grandes desafios na agenda sancionadora, regulatória e na pauta desenvolvimentista do mercado de capitais, em linha com a desburocratização que está em curso no ambiente de negócios do Brasil”.
De acordo com ele, o plano de ação do próximo período se baseará em três pilares:

Financiamento: o objetivo é repensar o modelo de financiamento da CVM, perpassando por temas como taxa de fiscalização, convênios e fundo patrimonial.

Pessoas: foco na valorização do corpo funcional da instituição, promovendo ferramentas e condições para desempenharem sua função com ainda mais excelência. Foram apontados: necessidade de concurso público, continuidade da ação de movimentados no regulados (profissionais advindos de outras entidades públicas para força-tarefa) e programa de jovens talentos.

Tecnologia: tornar a CVM cada vez preparada e equipada para as evoluções tecnológicas, como, por exemplo, por meio de sistemas e ferramentas capazes de monitorar o mercado de capitais, fornecendo indicadores sobre falhas, desvios e disfunções.
“Quando todos discutem FinTechs, EduTech e PropTechs, a CVM tem que ser o Regulador Tech. Se estamos chegando perto dos 50 anos da autarquia, é preciso pensar em uma CVM Tech Versão 5.0”, destacou o novo presidente da entidade.