O Ibovespa, principal Ãndice da B3, caiu 3,15% nesta quarta-feira (18/12), fechando aos 120.771,88 pontos, menor nÃvel desde 20 de junho. O Ãndice, que já vinha sendo penalizado pela deterioração do cenário fiscal brasileiro, intensificou as perdas após o Federal Reserve (Fed) ter sinalizado em entrevista coletiva que os juros devem cair menos no próximo ano.
As projeções divulgadas pelo Fed, que mostraram uma piora na inflação medida pelo PCE (Ãndice de preços ao consumidor dos EUA), associadas à fala de seu presidente, Jerome Powell, de que novos cortes nos juros dependem de avanços no controle da inflação, acrescentaram pressão aos mercados globais.
Pelos mesmos motivos o dólar fechou o pregão em alta de 2,78%, cotado a R$ 6,2657, renovando sua máxima histórica pelo terceiro dia consecutivo. O real apresentou a maior desvalorização entre as principais moedas emergentes e exportadoras de commodities. O Ãndice DXY, que mede a força do dólar frente a moedas como euro e iene, avançou mais de 1%, ultrapassando os 108,000 pontos.