O Ibovespa, principal Ãndice da B3, fechou com leve alta de 0,04% nesta quinta-feira (17/7), aos 135.564,74 pontos, impulsionado pelo anúncio feito pela Receita Federal de que não haverá cobrança retroativa do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para instituições financeiras, detalhando decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.
O mercado interpretou a sinalização da Receita com otimismo, já que a possibilidade de cobrança retroativa gerava insegurança jurÃdica e ampliava a percepção de risco fiscal.
Entretanto, a tensão crescente entre Brasil e Estados Unidos após a proposta de novas tarifas comerciais por parte do presidente Donald Trump, continua gerando incerteza nos mercados.
Dólar - Já o dólar fechou o dia em baixa de 0,26% frente ao real, a R$ 5,55. A valorização foi atribuÃda a ajustes em um ambiente de baixa liquidez. A alta do petróleo e a melhora no apetite ao risco global, com bolsas em Nova York atingindo novas máximas e o Ibovespa virando para o positivo, também contribuÃram para a valorização da moeda norte-americana.