Mainnav

Sistema da Aditus tem suitability e simulação de benefícios

A consultoria Aditus apresentou no 41º Congresso da Abrapp um sistema que facilita aos fundos de pensão oferecer suitability e simulação de benefícios aos seus participantes de planos de contribuição definida (CD) e contribuição variável (CV), conforme determina a Resolução CNPC 32. A Resolução ressalta que as projeções dos valores dos benefícios previstos nos planos devem ser permanentemente adequados às respectivas premissas atuariais e financeiras.
Segundo informações da Aditus, uma webinar realizada no final de outubro pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) informou que 73% das EFPC não possuem sistemas de simulação de benefícios.
O produto da Aditus já está em fase operacional e funciona em qualquer sistema de computação, rodando em ambiente web, e pode ser contratado por qualquer fundação e não somente por aquelas que recebem consultoria da empresa. Segundo o diretor da Aditus, Guilherme Benitez, o sistema é customizável segundo as necessidades da fundação contratante.
O sistema permitirá ao participante simular as seguintes variáveis: Tempo de contribuição; Valor de contribuição; Aportes adicionais; Valor inicial; Expectativa de sobrevida após aposentadoria; Expectativa de retirada mensal após aposentadoria. Na parte do suitability, o sistema permite realizar enquetes de forma a avaliar o nível de conhecimento que o participante possui do mercado financeiro, seu perfil de risco, seu horizonte de investimentos e reações frente a fatores adversos do mercado
Além disso, o sistema também possui uma área dedicada à educação financeira do participante, com materiais básicos relacionando e explicando os vários tipos de ativos, mostrando como eles funcionam e como são transacionados no mercado.