Mainnav

Quantum Finance faz acordo com Bolsa de Valores de Luxemburgo

Maxim WengertA Quantum Finance, provedora de informações sobre ativos de investimento, firmou parceria com a Bolsa de Valores de Luxemburgo (LuxSE) para disponibilizar ao mercado local e latino-americano informações sobre os fundos sediados naquele país. A provedora segue assim na mesma trilha das outras provedoras de informações financeiras, como a Economática, ComDinheiro e Morningstar, que também disponibilizam aos seus clientes informações globais sobre produtos de investimentos.
Segundo o sócio da Quantum, Maxim Wengert, a LuxSE é atualmente o domicílio de 10% de todos os fundos regulados globais e é líder mundial na listagem de títulos internacionais de dívida. “Essa parceria nos permite complementar a base atual de dados para atender melhor à demanda dos investidores já que a Bolsa de Luxemburgo virou um hub que abriga grande parte dos fundos que recebem recursos dos brasileiros”, observa.
Pelo acordo, a Bolsa e sua subsidiária integral (o data hub Fundsquare) fornecerão dados completos – estáticos, dinâmicos e regulatórios - relativos aos fundos de investimentos. “Esse conjunto de informações vai abranger a composição das carteiras, séries históricas, documentação e regulamentos”, diz Wengert. As informações serão disponibilizadas à base de clientes da provedora, que inclui fundos de pensão, RPPS, assets, bancos, corretoras, advisors, family offices e empresas privadas.
A iniciativa deve fortalecer a base internacional de dados da Quantum, que já mantém parceria com a Nasdaq e provê dados sobre os mercados de ETFs e bônus globais. “Com isso, os investidores brasileiros e outros latino americanos poderão melhorar sua compreensão da estrutura dos fundos sediados em Luxemburgo”, pontua Wengert.
Assim como os demais provedores de dados financeiros, a Quantum oferece ferramentas para consolidação de carteiras e análise de dados. “Já são R$ 20 bilhões consolidados até agora nessas ferramentas”, observa Wengert.