Mainnav

Previc lança atualização do Guia de Melhores Práticas de Investimentos

A Previc publicou uma atualização do “Guia de Melhores Práticas de Investimentos”, que incorpora algumas novas orientações em função dos aperfeiçoamentos nas regulamentações do setor de fundos de pensão, em especial com a Resolução 4.661 do Conselho Monetário Nacional, de maio de 2018, e com as Instruções 6 e 12 da Previc, respectivamente de 2018 e de 2019.

Uma novidade do novo guia é a introdução de uma seção específica para abordar Diretrizes ambientais, sociais e de governança (ASG) na gestão de investimentos. Segundo a Previc, essa medida faz parte da iniciativa "ampliar a aproximação com organismos internacionais relacionados à previdência e aos fundos de pensão" do Plano de Ação 2018-2019 da Previc.

Na sua introdução, o guia lembra que a publicação tem por objetivo “orientar os dirigentes, participantes, assistidos, patrocinadores, instituidores e prestadores de serviço quanto ao dia-a-dia da gestão dos investimentos, e adicionalmente fornecer diretriz geral sobre temas da legislação específica da previdência complementar fechada”. Lembra ainda que, “é somente uma interpretação, feita pelo órgão supervisor, de alguns pontos relevantes da legislação, não sendo exaustivo e nem abrangendo todas as normas, podendo ser alterado em decorrência de possíveis mudanças na legislação atual ou de evoluções em sua interpretação”.

Para baixar a atualização clique no link: Guia de Melhores Práticas de Investimentos