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Pandemia aumenta demanda nas redes sociais dos fundos de pens√£o

redes sociaisO isolamento social, que inviabilizou o atendimento presencial nas entidades de previd√™ncia complementar, intensificou o acesso dos participantes a canais digitais em busca de informa√ß√Ķes. Muitas funda√ß√Ķes relatam casos em que dobrou e at√© quadruplicou a demanda em seus portais, aplicativos de celulares, Whatsapp, Facebook, Youtube e Instagram. As principais razoes s√£o duas: as pessoas est√£o mais preocupadas com seus investimentos e recebimentos de benef√≠cios, e sem atendimento presencial e com os telef√īnicos congestionados, restou a internet.
Na Valia, a transforma√ß√£o digital j√° estava em curso mas foi intensificada para o atendimento da nova demanda. ‚ÄúNosso chatbot, a LIA ‚Äď rob√ī de intelig√™ncia artificial- est√° tendo trabalho quase dobrado: os acessos aumentaram 80%. Nosso call center, o Disk Valia, j√° estava na nuvem ‚Äď e a procura aumentou 57%, com a amplia√ß√£o do hor√°rio de atendimento e a possibilidade de ligar de gra√ßa pelo celular (antes, o 0800 somente recebia telefonemas vindos da rede fixa)‚ÄĚ, relata o presidente da entidade, Ed√©cio Brasil. Segundo ele, a procura pelo Fale Conosco, atendimento por e-mail, aumentou 90%.
J√° na Postalis, um aplicativo com diversas facilidades e servi√ßos digitais ser√° disponibilizado aos participantes nos pr√≥ximos meses para ser utilizado via smartphones. Ele ter√° comunicados, servi√ßos, atendimento, empr√©stimos e conte√ļdos diversos. O aplicativo se encontra em fase de desenvolvimento pela pr√≥pria equipe de tecnologia da entidade. ‚ÄúE em breve passaremos a utilizar tamb√©m o Whatsapp‚ÄĚ, antecipa Marco Aur√©lio Weyne, gerente de comunica√ß√£o e relacionamento do Postalis. Segundo ele, o telefone 0800 continua funcionando normalmente na Central de Atendimento, com os 43 atendentes trabalhando em home office.
Para o presidente do Sebrae Previd√™ncia, Edjair de Siqueira Alves, ‚Äúos participantes est√£o com mais tempo livre e tamb√©m mais ansiosos em rela√ß√£o ao seu futuro e aos seus investimentos no instituto. Por isso, duplicou a demanda via todos os canais que j√° utiliz√°vamos‚ÄĚ. Ele relaciona que o Sebrae Previd√™ncia foi o terceiro fundo de pens√£o a entrar no Facebook e o primeiro a ter um canal de podcast no Spotfy, al√©m de ter um programa no Instagram. ‚ÄúEstamos postando muitos v√≠deos na conta do Youtube, para levar mensagens aos participantes‚ÄĚ, diz Alves.