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Pandemia aumenta demanda nas redes sociais dos fundos de pensão

redes sociaisO isolamento social, que inviabilizou o atendimento presencial nas entidades de previdência complementar, intensificou o acesso dos participantes a canais digitais em busca de informações. Muitas fundações relatam casos em que dobrou e até quadruplicou a demanda em seus portais, aplicativos de celulares, Whatsapp, Facebook, Youtube e Instagram. As principais razoes são duas: as pessoas estão mais preocupadas com seus investimentos e recebimentos de benefícios, e sem atendimento presencial e com os telefônicos congestionados, restou a internet.
Na Valia, a transformação digital já estava em curso mas foi intensificada para o atendimento da nova demanda. “Nosso chatbot, a LIA – robô de inteligência artificial- está tendo trabalho quase dobrado: os acessos aumentaram 80%. Nosso call center, o Disk Valia, já estava na nuvem – e a procura aumentou 57%, com a ampliação do horário de atendimento e a possibilidade de ligar de graça pelo celular (antes, o 0800 somente recebia telefonemas vindos da rede fixa)”, relata o presidente da entidade, Edécio Brasil. Segundo ele, a procura pelo Fale Conosco, atendimento por e-mail, aumentou 90%.
Já na Postalis, um aplicativo com diversas facilidades e serviços digitais será disponibilizado aos participantes nos próximos meses para ser utilizado via smartphones. Ele terá comunicados, serviços, atendimento, empréstimos e conteúdos diversos. O aplicativo se encontra em fase de desenvolvimento pela própria equipe de tecnologia da entidade. “E em breve passaremos a utilizar também o Whatsapp”, antecipa Marco Aurélio Weyne, gerente de comunicação e relacionamento do Postalis. Segundo ele, o telefone 0800 continua funcionando normalmente na Central de Atendimento, com os 43 atendentes trabalhando em home office.
Para o presidente do Sebrae Previdência, Edjair de Siqueira Alves, “os participantes estão com mais tempo livre e também mais ansiosos em relação ao seu futuro e aos seus investimentos no instituto. Por isso, duplicou a demanda via todos os canais que já utilizávamos”. Ele relaciona que o Sebrae Previdência foi o terceiro fundo de pensão a entrar no Facebook e o primeiro a ter um canal de podcast no Spotfy, além de ter um programa no Instagram. “Estamos postando muitos vídeos na conta do Youtube, para levar mensagens aos participantes”, diz Alves.