Mainnav

ESG ou ASG em 30 novos fundos

Esta edição do Investidor Institucional traz o 46º Ranking Top Asset, com a participação de 145 gestoras, somando R$ 4,87 trilhões sob gestão, encabeçadas pela BB DTVM que, desde o início deste ranking em 1997 nunca perdeu essa posição de liderança. A se destacar nesse levantamento, por um lado o crescimento de fundos exclusivos, demonstrando que os detentores de grandes carteiras de investimento estão buscando mais personalização e flexibilidade na movimentação de seus ativos, e por outro a tendência inexorável de globalização das carteiras, superando décadas de confinamento ao mercado local. Ambas as tendências já vinham sendo sentidas nas últimas edições do Top Asset, mas nesta ficou mais evidente.
Além disso, esta edição traz reportagem que mostra que trinta fundos foram abertos neste ano usando ESG ou ASG no nome, acrônimos derivados de Ambiental, Social e Governança (o primeiro das palavras em inglês e o segundo em português). Sinal dos tempos. Mais do que nunca as questões ambientais e sociais passaram a fazer parte das agendas dos investidores, que já entenderam que sem regras de respeito ao meio ambiente e ao meio social todos perdem, do trabalhador ao empresário, do pequeno investidor aos investidores institucionais.
Tratamos ainda nesta edição de um movimento surpreendente, que são as ofertas públicas inicias (IPO na sigla em inglês) ocorridas no mercado brasileiro neste ano. Nada menos de dezesseis, sendo doze se considerarmos apenas as ocorridas a partir de maio. Algumas desistiram na última hora, e é claro que isso precisa ser olhado com atenção para ver se não está ocorrendo uma reversão de tendência, mas ao que tudo indica foram movimentos pontuais ditados simplesmente por uma estratégia empresarial de não aceitar subprecificação dos papéis num mercado que demonstra algum nervosismo com a dificuldade do governo em lidar com a questão do controle dos gastos públicos. Uma freada de arrumação, como explica o presidente da Stratus, Álvaro Gonçalvez, entrevistado para a reportagem.