Mainnav

Associação faz ranking socioambiental

Um estudo produzido pela Associação SIS (Soluções Inclusivas Sustentáveis) analisou a situação de 5 empresas de previdência aberta e as 12 maiores fundações de previdência fechada. Os dados foram coletados pela empresa a partir de bases de dados públicas, incluindo sites, e resultaram no 4º Ranking da Atuação Socioambiental de instituições financeiras (Rasa).
Segundo a diretora executiva e técnica da Associação SIS, Luciane Moessa, a pesquisa verificou tanto as políticas das instituições quanto suas ações (incluindo a governança) e comp

I9 contrata consultor para institucionais

A i9 Advisory Consultoria Financeira, controlada pela Galapagos Capital, contratou Elber Ogasavara para atuar como consultor sênior no assessoramento aos clientes institucionais, com foco na gestão de riscos e de investimentos. Com mais de 15 anos de experiência em modelagem financeira, gestão de risco e consultoria estratégica, o profissional atuava anteriormente como diretor financeiro da australiana NSW Treasury.
Além da NSW Treasury, onde esteve por dois anos, na Austrália ele também trabalhou na Infosys Portland (dois anos e meio)

CVM publica resoluções disciplinando assessorias de investimentos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou nesta terça-feira (14/2) as Resoluções CVM 178 e 179, a primeira disciplinando a atividade de assessoria de investimentos e a segunda as práticas remuneratórias no segmento de intermediação de valores mobiliários. A Resolução 178 e partes da 179 entram em vigor em 1º de junho próximo e os trechos remanescentes da Resolução 179 entram em vigor em 2 de janeiro do ano que vem.
As principais novidades da 178 são as seguintes:
Fim da exclusividade: assessores de investiment

Compromisso com agendas verdes O tema sustentabilidade, que anos atrás fazia parte das preocupações de grupos minoritários na área de investimentos, tornou-se dominante

Segundo Maria Eugênia Buosi, sócia fundadora da Resultante KPMG, “há aspectos, como o dos “rios flutuantes”, por exemplo, que não podem ser deixados de lado nas análises porque uma parte significativa da nossa economia depende disso”
Segundo Maria Eugênia Buosi, sócia fundadora da Resultante KPMG, “há aspectos, como o dos “rios flutuantes”, por exemplo, que não podem ser deixados de lado nas análises porque uma parte significativa da nossa economia depende disso”

Edição 352

O mercado aprimorou questões metodológicas ligadas ao ESG e viu crescer, em 2022, a demanda por fundos sustentáveis de títulos soberanos, de private equity e venture capital, além de registrar maior disseminação dos fundos de impacto ESG, os mais rigorosos em seus objetivos de responsabilidade ambiental, social e de governança. “De cinco anos para cá, o assunto do investimento sustentável veio para a corrente mainstream (predominante), com os assuntos migrando naturalmente e cada vez mais entre diferentes

Pagliarini preside comissão de previdência da OAB-SP

Aparecida Pagliarini assumiu a presidência da Comissão de Previdência Privada na Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB-SP). A nova titular do cargo é sócia fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados, criado por ela e Janete Morales em 1998. Antes disso foi advogada do banco Nossa Caixa e da Sadia (atual Br Foods), pelos períodos de 15 anos e 6 anos, respectivamente. É formada em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Aon anuncia Jan Ryniewicz como CMO para a América Latina

Jan Ryniewicz é o novo CMO (Chief Marketing Officer) da Aon para a América Latina. O executivo, sediado em Buenos Aires, será responsável por liderar as equipes de marketing e comunicação nos nove países em que a companhia está presente na região. O novo CMO irá integrar o Comitê Executivo da região, liderado por Alejandro Galizia, CEO Latin America da Aon.
“Estamos certos de que a trajetória profissional de Jan e sua experiência na América Latina serão importantes diferenciais para a Aon na região, que se posiciona estrategicamente par

Pena deixa Previsc e vai para WTW

Mateus Pena é o novo diretor de benefícios/atuarial da consultoria Willis Towers Watson (WTW), passando a responder por essas áreas junto aos clientes da empresa. Ele deixa a Previsc, fundo de pensão multipatrocinado da Federação das Indústrias de Santa Catarina no qual ocupou, nos últimos dois anos, a posição de diretor de seguridade. Anteriormente, teve passagens pela consultoria Korn Ferry, como principal executivo, e pela própria WTW, onde esteve entre 2005 e 2017 atuando como consultor.
Pena é formado em Ciências atuariais pela Uni

EFPCs analisadas pela Aditus tiveram alta de 0,68% em fevereiro

Levantamento realizado mensalmente pela empresa de consultoria de investimentos Aditus junto a um grupo de 120 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), com patrimônio somado de R$ 299 bilhões em fevereiro de 2022, apurou que o grupo obteve uma rentabilidade média de 0,68% no mês, de 1,67% no ano até fevereiro, e de 8,23% no acumulado de 12 meses (ver quadro abaixo).
O levantamento da Aditus divide os investimentos das EFPCs em doze classes de ativos. Desses, quatro tiveram rentabilidades negativas no mês de fevereiro (FIIs

Pedro Barbirato Rosa é o novo CEO da Eleven

Pedro Barbirato Rosa é o novo CEO da Eleven Financial Research, empresa de análises financeiras comprada pelo Banco Modal há um ano. Ele deixa a posição de diretor de produtos do Modal, instituição na qual trabalha há quase 11 anos, para dedicar-se exclusivamente à Eleven.
Ele assume no lugar de Maria Teresa Meyer, que estava no cargo desde meados do ano passado, e que a partir de agora passa a responder pelo operacional da casa de research, no cargo de COO. Junto com Adeodatto Netto, que desde a aquisição pelo Modal assumiu uma diretor

Tiago Calçada é o novo diretor de previdência da Mercer

O líder do escritório de Brasília e Rio de Janeiro da Mercer, Tiago Calçada, assume a diretoria de previdência no lugar de Felipe Bruno, que foi para a prevtech Onze para ocupar cargo de vice-presidente da área comercial. Com 16 anos de Mercer, Calçada começou na consultoria em 2005 como atuário e tem passagem pela unidade do Canadá e, mais recentemente, pela unidade de Brasília. É também, desde meados de 2019, membro do conselho deliberativo do multipatrocinado MercerPrev.