Mainnav

Abrapp discute com Previc transparência de dados

A Abrapp e a Previc se reuniram na √ļltima quinta-feira (22/07) para discutir como disponibilizar nos sites das Entidades Fechadas de Previd√™ncia Complementar (EFPCs), em local de f√°cil acesso ao p√ļblico, informa√ß√Ķes relevantes √† participantes, assistidos e patrocinadores ou instituidores. A medida est√° prevista na Resolu√ß√£o n¬ļ 32 do Conselho Nacional de Previd√™ncia Complementar (CNPC), que ressalta que as informa√ß√Ķes devem ser apresentadas ‚Äúem linguagem clara e acess√≠vel a cada p√ļblico (...), de forma ativa (...), independentemente de solici

Ranking Top 5 de junho n√£o trouxe nenhuma EFPC

O Banco Central divulgou na semana passada o ranking Top 5 de junho, com as institui√ß√Ķes que mais acertaram nas proje√ß√Ķes dos indicadores de infla√ß√£o (IPCA e IGP-M), c√Ęmbio e Selic para o m√™s. O ranking classifica as institui√ß√Ķes com base no √≠ndice de acerto de suas proje√ß√Ķes de curto e m√©dio prazo.
Entre as institui√ß√Ķes que enviam regularmente proje√ß√Ķes para o BC est√£o bancos, gestoras de recursos, fundos de pens√£o e consultorias, al√©m de algumas empresas do setor real da economia. O Top 5 de junho n√£o inclui nenhuma entidade fechada d

Boletim Focus aumenta projeção do IPCA para este ano

Subiu a previs√£o do mercado financeiro para o √ćndice Nacional de Pre√ßos ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, passando de 6,11% para 6,31% segundo o boletim Focus divulgado hoje (19/07) pelo Banco Central. A pesquisa, baseada nas consultas feitas pelo BC junto √†s institui√ß√Ķes financeiras, √© divulgada semanalmente.
A proje√ß√£o do IPCA para 2021 supera a meta de infla√ß√£o que deve ser perseguida pelo BC, que √© 3,75% para este ano, com toler√Ęncia de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos (2,25% no limite inferior e 5,25% no superior).<

Mercado financeiro sobe expectativas para PIB, inflação e juros

As institui√ß√Ķes financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) elevaram novamente a proje√ß√£o para o crescimento da economia brasileira este ano, passando de 5,05% para 5,18%. Para 2022, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) √© de crescimento de 2,10%, percentual ligeiramente menor do que o projetado na semana passada (2,11%).
Para 2023 e 2024, a expectativa do mercado financeiro é de expansão do PIB em 2,5%. As estimativas estão no boletim Focus de hoje (05/07).
A previsão da inflação também tem subido. O mercado projeta

Furlani é o novo diretor de licenciamento da Previc

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (28/06) publicou a exoneração de Ana Carolina Baasch do cargo de diretora de licenciamento da Previc. Para o seu lugar foi nomeado José Reynaldo de Almeida Furlani, que ocupava a chefia do Departamento de Organização do Sistema Financeiro, do Banco Central do Brasil.
Ana Carolina continua lotada na Previc, agora no cargo de coordenadora-geral de Autorização para Transferência, Fusão, Cisão, Incorporação e Retirada, compondo a equipe de Furlani.
O novo diretor estava h√° 12 anos no BC, te

Brasil perde posi√ß√Ķes no ranking mundial de investimentos estrangeiros

A posi√ß√£o do Brasil caiu da sexta posi√ß√£o que ocupava ao final de 2019, antes da pandemia da Covid-19, no ranking da ONU dos pa√≠ses que mais receberam recursos externos, para a 11¬™ posi√ß√£o ao final de 2020. De acordo com a ONU, a queda √© devido √† postura do pa√≠s quanto ao combate a pandemia do coronav√≠rus e as incertezas sobre os destinos econ√īmicos e pol√≠ticos do pa√≠s.
O ranking da ONU √© liderado pelos EUA, seguido por China, Hong Kong, Cingapura e √ćndia. Com a queda, a lideran√ßa na Am√©rica Latina que era exercida pelo Brasil passou a

CVM lan√ßa audi√™ncia p√ļblica para discutir mudan√ßas para os BDRs

A Comiss√£o de Valores Mobili√°rios (CVM) colocou em audi√™ncia p√ļblica nesta quinta-feira (17/06) uma proposta de mudan√ßa nas regras dos Brazilian Depositary Receipts (BDRs), os certificados de dep√≥sitos emitidos no Brasil com lastro em a√ß√Ķes ou valores mobili√°rios no exterior. Segundo a CVM, os principais objetivos da reforma s√£o:
   ‚ÄĘ Dar maior clareza ao papel esperado de reguladores estrangeiros quando valores mobili√°rios de outra jurisdi√ß√£o sejam admitidos como lastro de BDR negociados no Brasil.
   ‚ÄĘ Prever

APEP analisou planos das entidades associadas

A Associa√ß√£o dos Fundos de Pens√£o e Patrocinadores do Setor Privado (Apep) distribuiu entre os seus associados o resultado de estudo que realizou sobre as aloca√ß√Ķes e os retornos nas carteiras do grupo. O trabalho tomou por base indicadores do primeiro trimestre de 2021 e foi executado a quatro m√£os por Andr√© Natali Schonert, diretor de investimentos da Funda√ß√£o Promon, e Alexandre Santana, analista da Basf Previd√™ncia, ambos integrantes do grupo de investimentos do Squad de

Copom decide por unanimidade elevar taxa Selic para 4,25% ao ano

O Comit√™ de Pol√≠tica Monet√°ria do Banco Central (Copom) decidiu hoje (16/06), no encerramento de sua reuni√£o de dois dias, elevar a taxa Selic em 0,75 pontos percentuais, para 4,25% ao ano. A decis√£o do √≥rg√£o foi tomada por unanimidade. √Č a terceira eleva√ß√£o consecutiva do Copom, todas na magnitude de 0,75pp.
A expectativa do órgão é de uma igual elevação na próxima reunião, que acontecerá em 45 dias, num processo de normalização das taxas em patamar considerado neutro. Entretanto, o comunicado do Copom ressalta que “não há compromisso

Previc lança Guia de Melhores Práticas Atuariais

A Superintend√™ncia Nacional de Previd√™ncia Complementar (Previc) lan√ßou uma nova vers√£o do Guia Previc de Melhores Pr√°ticas Atuariais, com informa√ß√Ķes e orienta√ß√Ķes relativas √† gest√£o atuarial dos planos de benef√≠cios das Entidades Fechadas de Previd√™ncia Complementar (EFPC).
Concebido na forma de tópicos numerados e sequenciais, o guia traz 154 tópicos distribuídos por 28 temas, entre os quais figuram: riscos atuariais nas EFPCs; gestão de riscos atuariais; patrocinador/instituidor; participantes e assistidos; base normativas; hipótese