Mainnav

Banco Central divulga os Top 5 nas proje√ß√Ķes do m√™s de mar√ßo

O Banco Central divulgou na √ļltima sexta-feira (09/03) o ranking com o nome das institui√ß√Ķes que mais acertaram nas proje√ß√Ķes de curto e m√©dio prazo de infla√ß√£o e c√Ęmbio no m√™s de mar√ßo. Enviadas mensalmente por entidades com atua√ß√£o no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos, fundos de pens√£o e consultorias, as proje√ß√Ķes s√£o cotejadas ao final de cada m√™s com os resultados reais dos indicadores no mercado. Al√©m das institui√ß√Ķes acima mencionadas, tamb√©m participam da pesquisa empresas do setor real da economia que possuem equi

Teto de gastos e reforma da Previd√™ncia economizaram R$ 900 bilh√Ķes

Relat√≥rio divulgado pela Secretaria de Pol√≠tica Econ√īmica (SPE) do Minist√©rio da Economia estima que a ado√ß√£o do teto federal de gastos e a reforma da Previd√™ncia conseguiram conter o crescimento da d√≠vida p√ļblica l√≠quida em R$ 900 bilh√Ķes desde o fim de 2016.
O documento comparou a taxa de juros implícita na dívida líquida do governo central de novembro de 2016, mês anterior à promulgação do teto de gastos, a dezembro de 2020. Essa taxa caiu de 43,4% ao ano em 2016 para 8,9% ao ano no fim do ano passado, ajudando a conter o endividamen

Mourão defende nova reforma da Previdência

O vice-presidente da Rep√ļblica, Hamilton Mour√£o, defendeu ontem (08/04) uma nova reforma da Previd√™ncia. Segundo Mour√£o, que palestrou em evento com investidores, al√©m da continuidade das reformas e ser√° necess√°ria tamb√©m, em breve, uma nova reforma da Previd√™ncia, porque as economias com a reforma de dois anos atr√°s foram gastas com a pandemia de covid-19.
‚ÄúO pilar das contas p√ļblicas, iniciamos com a quest√£o da nova Previd√™ncia, mas acho que ningu√©m a√≠ tem d√ļvida que n√≥s vamos ter que fazer uma nova reforma da Previd√™ncia, porque aque

CVM flexibiliza participa√ß√£o de institucionais nas ofertas p√ļblicas

A Comiss√£o de Valores Mobili√°rios publicou hoje (08/04) a Resolu√ß√£o CVM 27, que flexibiliza a participa√ß√£o de investidores institucionais em ofertas p√ļblicas ocorridas no √Ęmbito da Instru√ß√£o 400, dispensando-os da apresenta√ß√£o do boletim de subscri√ß√£o ou recibo de aquisi√ß√£o. A nova norma, com validade a partir de 3 de maio, tem car√°ter experimental e tempor√°rio, ‚Äúo que propiciar√° √† autarquia verificar os benef√≠cios e antecipar eventuais quest√Ķes relacionadas √† sua implementa√ß√£o‚ÄĚ.
S√£o considerados investidores institucionais, para efeito

Mercado reduz expectativa para o PIB, segundo boletim Focus

O mercado financeiro reduziu de 3,18% para 3,17% a previs√£o de crescimento da economia brasileira para este ano, segundo o boletim Focus divulgado hoje (5/04) pelo Banco Central. √Č a quinta semana seguida de redu√ß√£o da proje√ß√£o do Produto Interno Bruto (PIB).
As proje√ß√Ķes para 2022tamb√©m ca√≠ram, passando de 2,34% para 2,33%. J√° para os anos de 2023 e 2024 as proje√ß√Ķes se mantiveram est√°veis, em 2,50% para os dois anos.
J√° em rela√ß√£o √† taxa b√°sica de juros, a Selic, as institui√ß√Ķes financeiras consultadas pelo BC mantiveram a proje√ß

CNPC abre consulta p√ļblica para tratar de institutos

O Conselho Nacional de Previd√™ncia Complementar (CNPC) disponibiliza, conforma foi antecipado por Investidor Institucional na ter√ßa-feira passada (30/03), consulta p√ļblica sobre a proposta de Resolu√ß√£o que trata dos institutos do benef√≠cio proporcional diferido, da portabilidade, do resgate e do autopatroc√≠nio em planos de entidades fechadas de previd√™ncia complementar (EFPC). A opera√ß√£o ser√° efetivada por meio do sistema de consulta da Superintend√™ncia Nacional de Previd√™ncia Complementar (Previc).
Segundo nota distribuída pela Previc,

CNPC aprova troca de indexador de plano sem aval prévio da Previc

Antonio Fernando Gazzoni, membro do CNPC
Antonio Fernando Gazzoni, membro do CNPC

A 39ª Reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), realizada na tarde de hoje (30/03), deliberou sobre dois pontos bastante aguardados pelo sistema, que são a possibilidade de troca de indexador de planos de benefícios sem um aval prévio da Previc e o fim da exigência de que conselhos deliberativos e comitês de investimentos das entidades tenham pelo menos um terço de seus membros com certificação AETQ ou equivalentes.
Nos dois casos prevaleceu o ponto de vista que vinha sendo defendido pelas entidades. No primeiro c

CVM comunicou 325 indícios de crime em 2020

A Comiss√£o de Valores Mobili√°rios (CVM) comunicou 325 ind√≠cios de crime aos Minist√©rios P√ļblicos Federal e dos Estados durante o ano de 2020, entre os quais diversos crimes financeiros. O volume representa um crescimento de mais de 76% em rela√ß√£o aos 184 comunicados enviados em 2019.
O balan√ßo faz parte do Relat√≥rio de Atividade Sancionadora Anual de 2020, publicado hoje (05/03) pela CVM. As pir√Ęmides financeira foram os ind√≠cios de crimes mais frequentes em 2020, presentes em 175 dos 325 comunicados. Em seguida, destacam-se os casos de

Previc publica relatório de gestão 2020

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) disponibilizou hoje (29/03) o relatório de gestão referente ao ano de 2020. O relatório inclui uma apresentação sobre o processo de monitoramento adotado pela autarquia, capaz de identificar tempestivamente os riscos inerentes às atividades de previdência complementar e avaliar o desempenho das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e respectivos planos de benefícios.
Segundo o relatório, em 2020 o sistema de previdência complementar contava com 286 entidade

Previc prorroga prazo para dirigentes enviarem certificados

A Superintend√™ncia Nacional de Previd√™ncia Complementar (Previc) publicou instru√ß√£o prorrogando o prazo para que dirigentes de EFPCs enviem os certificados emitidos por institui√ß√£o aut√īnoma certificadora. O novo prazo, contido na Normativa n¬ļ 38, publicada no Di√°rio Oficial da Uni√£o de hoje (25/03), √© 31 de julho de 2021.
A autarquia destaca que o novo prazo não se aplica ao AETQ e demais empregados da EFPC diretamente responsáveis pela aplicação dos recursos garantidores dos planos, para os quais são exigidos certificação prévia ao exe