Mainnav

Decisão unânime do Fed mantém inalteradas taxas de juros nos EUA

Jerome PowellFedO banco central dos Estados Unidos (Fed), como era amplamente esperado pelo mercado, manteve nesta quarta-feira (1/4) os juros do país inalterados em uma faixa entre 5,25% a 5,50% ao ano. A decisão foi tomada por unânimidade. Essa foi a sexta vez consecutiva que os juros foram mantidos nesse nível, o maior desde 2001.
A nota do Fed manifestou preocupação com a inflação. “A inflação veio diminuindo ao longo do último ano, mas permanece elevada. Nos últimos meses, houve falta de progresso em direção à meta de inflação de 2%”, diz a nota. “As perspectivas econômicas são incertas e o Comitê permanece bastante atento aos riscos de inflação.”
Num tom mais severo, a nota diz que “o comitê está preparado para ajustar a orientação da política monetária de forma apropriado caso surjam riscos que possam impedir o cumprimento de seus objetivos”.
O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou em discurso após a divulgação da decisão do Fed que a autoridade monetária pode levar mais tempo que o previsto para ganhar confiança nos dados para iniciar um ciclo de alívio. Segundo Powell, “até agora, os dados nos passaram essa confiança. As leituras sobre a inflação vieram acima da inflação”.
Ainda em seu discurso, o presidente do Fed enfatizou que “estamos preparados para manter os juros no atual patamar o tempo que for necessário”.