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A política monetária funciona, analisa Yuki em artigo

Eduardo Yuki é economista-chefe da Par Panamby
Eduardo Yuki é economista-chefe da Par Panamby

Juros baixos turbinam crédito e economia, elevando PIB para 2,1% no ano
A política monetária se manifesta de diversas formas. A baixa taxa de juros está impulsionando a concessão de crédito e a atividade econômica. O ritmo de crescimento do PIB real deverá acelerar de 1,2% em 2019 para 2,1% em 2020. A melhora da demanda doméstica aumenta nossas importações e prejudica o saldo comercial. Deterioração das contas externas favorece a tendência de desvalorização cambial. Assim, a combinação de maior tração no consumo e desvalorização cambial

Alíquota zero de imposto de renda. Por que não? Adacir Reis

Adacir Reis, advogado
Adacir Reis, advogado

Edição 302

A História é pródiga em nos mostrar que as conquistas sociais, econômicas e tributárias não acontecem em condições ideais. O que o passado nos revela é que as coisas vão acontecendo aos trancos e barrancos e, depois, vem o historiador para recontar os fatos e, com alguma pretensão lógica, reorganizá-los.
Mesmo neste ano nervoso e imprevisível de eleições presidenciais, a alíquota zero de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para recursos previdenciários internalizados por pelo menos vinte anos em

As três faces da Educação Financeira Luiz Sorge

Luiz Sorge, da ANBIMA
Luiz Sorge, da ANBIMA

Edição 276

O tema da educação financeira envolve três aspectos: o cultural, o técnico e o psicológico.
No Brasil a experiência de décadas de inflação sem controle e juro alto trouxe opacidade à visão e planejamento financeiro de longo prazo. Uma das consequências que ainda perdura é a dificuldade de gerar interesse para a população em geral sobre o tema da Educação Financeira.
Assim, culturalmente, formou-se em nosso país uma sociedade com dificuldade de olhar e planejar o futuro, ao mesmo tempo em que se d

Desafios dos fundos de pensão do servidor público Adacir Reis

Adacir Reis, da Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
Adacir Reis, da Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia

Edição 276

A criação da previdência complementar para os servidores públicos foi a reforma mais significativa do sistema previdenciário brasileiro ocorrida nos últimos anos. Em termos de fomento, foi dado um grande passo para a criação de novos planos de previdência complementar e para a adesão de novos participantes.
Depois de fracassada a tentativa de disciplinamento do artigo 40 da Constituição Federal (parágrafos 14, 15 e 16), na redação dada pela Emenda Constitucional 20, de 1998, que previa “lei complemen

O câmbio e as forças que definem seu movimento Eduardo Yuki

Edição 220

A apreciação cambial dos países emergentes virou o principal tema de discussão nos últimos meses. Existem duas forças importantes para a valorização do Real: política monetária frouxa nos países desenvolvidos e baixa poupança nacional. A primeira força empurra recursos externos e a segunda puxa capital estrangeiro para o país. Assim, as medidas em discussão para atenuar a apreciação cambial precisam contemplar uma reforma estrutural para aumento da poupança nacional.
O ban

A mundialização das finanças previdenciárias Paulo Rabello de Castro

Muita gente se questiona com sinceridade por que motivo o gestor de fundos de pensão deveria aplicar recursos “lá foraâ€, usando uma expressão corriqueira para denotar a distância virtual e afetiva que as pessoas de finanças institucionais no Brasil ainda sentem quando convidadas a pensar em aplicações no exterior. Também pudera. A geração que atualmente comanda as decisões de investimentos nas entidades fechadas de previdência complementar provém de uma experiência de penúria cambial no País, quando o Brasil andava com o pires na mão para re

Principais desafios para a supervisão baseada em riscos Rodrigo Abbruzzini

Edição 219

No final de janeiro de 2010, a Lei nº 12.154 de 2009 foi sancionada estabelecendo a criação da Secretaria Nacional da Previdência Complementar. A PREVIC possui autonomia administrativa e financeira, subsidiada pela Taxa de Fiscalização e Controle da Previdência Complementar – TAFIC, a ser cobrada quadrimestralmente das EFPC, com estimativa de arrecadação de aproximadamente 33 milhões de reais por ano. Dessa forma, a PREVIC terá

Alguns pontos importantes de análise sobre os fundos IMA Viviane Werneck

Edição 218

Novidades que têm ocupado as prateleiras do mercado geram pontos de interrogação a partir de análises mais detalhadas
Um novo produto tem enchido as prateleiras do mercado de fundos de investimentos, os popularmente denominados fundos IMA - fundos de investimentos que buscam superar os indicadores IMA e IRF-M da Anbima. Esses produtos são vendidos como sendo a revolução do mercado de fundos de investimentos, trazendo ao investidor uma segurança quanto aos ativos que compõem o fundo e quanto à rentabil

Empréstimos de Cotas de ETFs: uma nova possibilidade Osmar de Carvalho Santos Junior

Edição 217

A regulamentação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (“EFPCâ€), os chamados Fundos de Pensão, foi alterada por diversas vezes, traduzindo o aperfeiçoamento e o maior dinamismo da indústria de previdência no Brasil. No final do ano passado, o Conselho Monetário Nacional (“CMNâ€) publicou a Resolução nº 3.792 (“Resolução CMN 3.792/09â€), dispondo sobre as diretrizes de investimento deste segmento.
Este normativo representou um avanço para as EFPC. A legislação an

Risco penal para os administradores de fundos Fabio Camata Candello e Lucia Mazará

Edição 216

A nova legislação deixou uma lacuna que, até o momento, suscita profundas dúvidas. Qual a natureza jurídica do fundo de pensão?
É inegável na última decáda, marcada pela estabilidade econômica no cenário nacional, o desenvolvimento de uma cultura de planejamento previdenciário, em todas as categorias de profissionais. Assim, observa-se uma nítida preferências pelo sistema de previdência complementar, marcado por produtos desenvolvidos pelas instituições financeiras tradicionais, como os famosos planos