Mainnav

Família Previdência visita mais cidades para discutir retirada

dinheiro saindoA Fundação Família Previdência (FFP) segue avançando com sua estratégia de ampliar o número de cidades visitadas para discutir com os participantes o pedido de retirada de patrocínio feito pelas patrocinadoras de seus dois mais importantes planos. A CEEE-Distribuição e a CEEE-Transmissão, empresas privatizadas em 2021 e que desde então estão sob os controles acionários dos grupos Equatorial Energia e da CPFL, pediram a retirada de patrocínio dos dois planos. O caso está sendo analisado na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CMCA).
A FFP calcula que deixarão as reservas da entidade mais de R$ 7 bilhões no caso de aprovação da retirada de patrocínio. Para informar os participantes desses dois planos sobre o andamento do processo de retirada, assim como apresentar a eles o seu próprio plano instituído como alternativa de previdência individual caso a retirada seja confirmada, uma equipe da fundação tem visitado as cidades gaúchas onde estão esses participantes e realizado palestras. Já foram visitadas mais de dez cidades, até agora.
As próximas apresentações estão agendadas para as cidades de Camaquã, Novo Hamburgo, Gravataí, Caxias do Sul, Canela, Taquara e São Leopoldo, no mês de agosto. Já foram visitadas as cidades de Osório, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Salto do Jacuí, Cruz Alta e Passo Fundo. Ao longo deste ano, após agosto, a FFP ainda planeja visitar outras cidades. A fundação não quer a concretização da retirada, mas se ela acontecer quer garantir que a maior parte das reservas liberadas aos participantes fique na própria entidade, no seu plano família instituído, hoje com R$ 110 milhões.
O pedido de retirada de patrocínio foi feito em novembro do ano passado pelas novas controladoras privadas das elétricas de distribuição e transmissão, chegando no mês de junho à fase de finalização do chamado "Termos de Retirada de Patrocínio", quando devem ser encaminhados à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para análise. Porém, no último dia 28 de junho, a autarquia emitiu despacho suspendendo todos os prazos com relação ao processo de retirada de patrocínio, devido a instalação da Câmara de Conciliação solicitada pela FFP e aceita pelas patrocinadoras.