Mainnav

Previc suspende processo de retirada de patrocínio do Banesprev

santanderA Superintendência Nacional de Previdência Suplementar (Previc) suspendeu os processos de retirada de patrocínio e transferência de gestão dos planos da fundação Banesprev, cujo principal patrocinador é o Banco Santander. A medida visa apurar denúncias de sindicatos de trabalhadores de que a decisão não foi aprovada em assembleia de participantes, conforme determina o estatuto vigente de 2015.
A denúncia foi protocolada junto à Previc pelas seguintes entidades: Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Fetec-CUT, Contraf, Feeb-SP/MS e Anapar. A Previc solicitou ao Banesprev que, no prazo máximo de 60 dias, apresente a decisão favorável da assembleia de participantes com relação aos temas de “transferência de gerenciamento e retirada de patrocínio” para prosseguimento dos processos.
O banco espanhol Santander comprou o Banespa em 20 de novembro de 2000, em leilão de privatização ocorrido na extinta Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O controle acionário do banco pertencente ao governo paulista foi comprado por R$ 7,050 bilhões da época, com ágio de 281,02% sobre o preço mínimo.