Mainnav

Com 30 mil vidas, Real Grandeza Saúde acelera ida ao mercado

Real Grandeza SaúdeA Real Grandeza Saúde, operadora que conta com 30 mil vidas associadas, está acelerando o seu processo de reorientação ao mercado iniciado em 2022. O motivo dessa aceleração é a decisão da Eletrobrás de transferir todos os participantes ativos dos planos de fundações patrocinadas por ela para uma operadora de saúde do mercado a partir de 1º de junho.
Com isso, a Real Grandeza Saúde vai perder os participantes ativos de Furnas. Mas não os assistidos, pois esses custeiam suas próprias contribuições, explica comunicado da fundação. “Os planos de saúde dos assistidos de Furnas não são custeados pela patrocinadora, mas sim pelas contribuições dos beneficiários”.
Além disso, como a privatização da Eletrobras incluiu apenas uma das duas patrocinadoras da Real Grandeza, Furnas, enquanto Eletronuclear continuou estatal, os participantes ativos e assistidos dessa última permanecem integralmente no plano de saúde. Dessa forma, as 30 mil vidas da Real Grandeza Saúde incluem os assistidos de Furnas e também os ativos e assistidos da Eletronuclear e da própria fundação Real Grandeza.
Segundo a operadora, ela já iniciou um processo de estruturação de suas rotinas que incluem medidas para redução de custos operacionais e assistenciais e também novas modalidades de planos, mais flexíveis e de qualidade, capazes de atrair novos públicos e novas patrocinadoras –essas últimas por adesão. A operadora prepara-se para ir atrás tanto de uns quanto de outras a partir de maio, quando o seu Conselho Deliberativo deve aprovar o novo plano de negócios.
Além de buscar novos públicos e novas patrocinadoras, a Real Grandeza Saúde também vai procurar os demais planos de saúde das entidades que têm a Eletrobrás como patrocinadora. O objetivo é encontrar sinergias e parcerias com esse grupo, de forma a fortalecer as operações de saúde tocadas por cada um deles. As entidades que possuem a Eletrobras como patrocinadora são a Eletros, a Fachesf, a Previnorte e a Real Grandeza.
As movimentações dos planos de saúde dessas fundações já estão acontecendo. A Fachesf Saúde anunciou no início deste mês de abril que estava se unindo à Evida, administradora dos planos de saúde da Eletronorte, para formar uma nova operadora focada em atender aos assistidos e agregados de ambas as fundações. Como as massas desses beneficiários são administradas de modo segregado aos planos previdenciários, isso viabiliza a reestruturação do negócio para a continuidade da operação de saúde num novo formato após a retirada dos participantes ativos pela Eletrobras, explicou a Fachesf à época.
Segundo a Real Grandeza Saúde, uma atuação conjunta das operadoras vinculadas à essas entidades beneficiaria a todas. “A Real Grandeza Saúde e as e demais operadoras de saúde vinculadas a subsidiárias/controladas da Eletrobras, estudam um modelo de atuação conjunta, a fim de aproveitar as inúmeras sinergias existentes, tornando suas operações ainda mais robustas”, diz a nota desse plano de saúde.