A Vivest ganhou concorrência para administrar o plano de previdência dos funcionários do grupo Alpargatas, o Alpaprev, com 16,4 mil participantes e patrimônio de R$ 471,2 milhões. A transferência efetiva da administração deve ocorrer apenas em julho de 2025, após um processo de levantamento e elaboração de documentos para serem submetidos à aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
“Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos pelo grupo Alpargatas para administrar o plano de previdência de seus funcionários. É uma empresa global, com uma história inspiradora e de sucesso e que tem profunda conexão com os brasileiros”, comemora o presidente da Vivest, Walter Mendes.
Nascida há 55 anos no setor elétrico, a Vivest ostentou até meados de 2020 a denominação de Fundação Cesp, devido ao nome de sua então principal patrocinadora, a Cesp. Com a privatização das empresas elétricas ocorrida nos anos 1990, algumas de suas patrocinadoras foram divididas mas a fundação manteve o seu enraizamento no setor energético. Em meados de 2020, entretanto, muda de nome para Vivest e inicia um processo de busca de novas patrocinadoras, de diferentes setores, com o objetivo de tornar-se uma fundação multipatrocinada realmente diversificada.
Em setembro de 2021 conquista a administração do plano previdenciário da Ford, automobilística que então deixava o País, e em fevereiro de 2022 ganha a gestão do plano da Vem Conveniência, joint venture da Vibra (antiga BR Distribuidora) com as Lojas Americanas. Em julho de 2023 ganha a gestão do plano da Roche, indústria farmacêutica global, e agora abocanha o plano da Alpargatas.
“Com a vinda da Alpargatas, expandimos nossa atuação, nessa parceria com uma das empresas nacionais de maior sucesso no mercado internacional”, afirma Mendes. A Vivest informa que a transferência da gestão não altera as regras do plano Alpaprev nem os direitos dos seus participantes e assistidos, assim como não haverá mudanças em relação ao seu patrocínio pela Alpargatas
O Alpaprev publicou em seu site que “a decisão (de terceirizar a administração do plano) foi tomada por dois fatores principais: a complexidade do mercado de previdência e a facilidade oferecida por empresas especializdas nesse ramo”. Ainda de acordo com o plano da Alpargatas, “a parceria (com a Vivest) favorece a gestão e performance do nosso plano, além de reduzir o custo para nossos participantes”.
Segundo a Vivest, até a efetiva transferência a Alpaprev manterá a responsabilidade pelo relacionamento com os participantes, pagamento de benefícios e recolhimento de contribuições. Em relação aos investimentos, a gestão dos ativos continuará sendo feita por gestores terceirizados mas com a supervisão da Vivest, seguindo a visão de longo prazo e a Política de Investimentos do plano.