Mainnav

Santander Asset eleva projeção da Selic terminal de 2024 e 2025

Eduardo JarraSantanderAssetA Santander Asset Management Brasil (SAM) revisou a sua estimativa para a Selic terminal de 2024 e de 2025, subindo de 9,5% para 10,25% e de 8,5% para 9,5% ao ano, respectivamente. A revisão é decorrência da divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), publicada ontem (14/5) pelo Banco Central, num tom mais cauteloso que as anteriores.
Segundo Eduardo Jarra, chefe de economia e estratégia da Santander Asset, o comunicado do Copom sugere uma trajetória mais conservadora do que a esperada anteriormente para a taxa básica. “A ata reforçou essa leitura, com uma avaliação geral de conjuntura mais cautelosa, considerando o ambiente global mais adverso, a atividade doméstica com maior dinamismo e o cenário prospectivo mais desafiador para a inflação local, com um Copom particularmente atento ao comportamento das expectativas inflacionárias”, afirma Jarra.
Além disso, o economista da SAM destaca que a elevação recente das projeções de inflação no Boletim Focus é um ponto de monitoramento relevante à frente e mais um motivo para a revisão nas projeções da gestora para a Selic. “Também monitoramos o cenário externo, mas para esta revisão específica ele não teve influência relevante”, observou.