Mainnav

Para entender o Guia - julho/20

O Guia de Fundos Imobiliários foi elaborado pela Aditus Consultoria Financeira com base em informações extraídas do banco de dados da Economática .
Foram analisados somente fundos negociados na B3, com histórico de cotas de 12 meses na data de 31 de maio de 2020.
As listas Top 5 refletem os melhores desempenhos em 7 indicadores no período de 12 meses.
Para efeitos de análises os fundos foram divididos em 9 classes, incluindo segmentos e sub-segmentos. São elas: Renda/Agências bancárias (locação); Renda/Condomínio logístico (locação); Renda/Lajes corporativas (locação); Renda/Shopping centers (locação); Renda/Imóveis comerciais (locação); Renda/Outros (locação); Desenvolvimento (investem em negócios ainda não maduros do setor imobiliário); Recebíveis (aplicam em ativos securitizados); Fundos de Fundos (aplicam em outros fundos imobiliários).

O Guia utiliza os seguintes indicadores:
• VM/PL – Indicador que mede eventuais distorções de preços, dividindo-se o Valor de Mercado (preço da última negociação multiplicado pela quantidade de cotas) do fundo pelo seu Patrimônio Líquido (dado extraído do balanço, representando a soma dos seus ativos contábeis). Quanto mais abaixo de 1 for o VM/PL mais a ação está depreciada e quanto mais acima de 1 estiver mais estará supervalorizada.
• Valorização da Cota - Medida obtida pela comparação da cota ajustada (ex-dividendos) em 2 momentos distintos.
• Dividend Yield – Reflete a rentabilidade dos dividendos pagos aos cotistas em relação ao preço do FII no período de 12 meses.
• Total Negociado – valor total de negócios observados no período de 12 meses.
• Média Diária Negociada - valor médio diário dos negócios observados no período de 12 meses.
• Número de Negócios – quantidade de negócios observados no período de 12 meses.
• TIR (Taxa Interna de Retorno) - Mede a rentabilidade do investimento levando em conta a valorização da cota e os rendimentos pagos.