Mainnav

Para Campos Neto, independência do BC permite pagar menos juros

Roberto Campos NetoBCO presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, defendeu em evento sobre inovações digitais realizado nesta terça-feira (7/1) em Miami, Estados Unidos, a independência do Banco Central (BC). Segundo ele, “a independência do BC é importante para que o país pague menos juros”. A fala de Campos Neto ocorreu após várias críticas públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do BC e aos juros altos, iniciadas ontem durante a posse do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e reafirmadas hoje em café da manhã com jornalistas de veículos independentes e alternativos.
“A principal razão, no caso da autonomia do Banco Central, é que desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político, porque eles têm diferentes durações e interesses. Quanto mais independente você é, mais eficaz você é, menos o país pagará em termos de custo de ineficiência da política monetária”, declarou Campos Neto durante o evento 2023 Milken South Florida Dialogues, que trata de.
Segundo Campos Neto, a autonomia do BC permite a construção de agendas que ultrapassam interesses de determinado governo. Ele citou inovações como o Pix e o open finance (compartilhamento autorizado de dados entre instituições financeiras) como legados da gestão do ex-presidente do BC Ilan Goldfajn, atual presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que estava no evento (Agência Brasil).