Mainnav

Fapes aprova criação de novo plano CD para seus funcionários

O Conselho Deliberativo da Fapes aprovou a criação de um plano de previdência de Contribuição Definida (CD) para os funcionários da fundação que não fazem parte do Plano Básico de Benefícios (PBB). A proposta de regulamento será agora encaminhada para a Previc e, após a aprovação, o plano será oferecido aos empregados provavelmente no início de 2019. Este plano não será oferecido aos funcionários do BNDES. O banco está estudando a criação de um novo plano para seus futuros empregados.

Nesta modalidade, os recursos são administrados em contas individuais. A reserva para a aposentadoria é resultado dos depósitos feitos pelo funcionário e empresas, dentro de um limite máximo estabelecido no regulamento. O novo plano permite que futuros empregados possam continuar contando com o benefício de previdência complementar, mesmo com o fechamento previsto do plano BD (Benefício Definido).

“Os funcionários terão a vantagem de iniciar uma poupança para sua aposentadoria e escolher anualmente o perfil de investimentos para alocação dos seus recursos”, afirmou a gerente executiva de Previdência da Fapes, Valéria Pimentel, em comunicado. Além da aposentadoria normal (a partir de 60 anos de idade e cinco de vinculação ao plano) e antecipada (sem requisito de idade mínima), as coberturas de risco como invalidez e morte também fazem parte do novo plano da fundação. Ao cessar o vínculo empregatício, a reserva fica disponível para resgate ou portabilidade. Com 4 anos de participação o resgate é total.