Webinar da Previc explica envio de informações atuariais via STA

Webinar realizado ontem (04/05) pela Previc e que contou com o apoio da Abrapp  discutiu  as recentes mudanças promovidas pelo órgão no envio de informações atuariais das EFPC. As informações passam a ser enviadas por meio do Sistema de Transferência de Arquivos – STA, que já transmite as informações contábeis e de investimentos. O evento contou com 250 participantes online.

Para o coordenador-geral de monitoramento da Previc, Felipe Martins, a NTA (Nota Técnica Atuarial), que até então era enviada por e-mail para a Previc passa a ser encaminhada pelo novo sistema em formato PDF pesquisável. "O envio de e-mails dificultava o gerenciamento das informações. Esses documentos passam a ser recebidos pelo STA em PDF pesquisável para facilitar a leitura e colocação de dados nas bases", disse Martins.

Para o envio da Demonstração Atuarial (DA), antes feito via DAWeb, com preenchimento das informações diretamente em tela, passa a ser utilizado um arquivo no padrão XML pré-determinado, automatizando o processo e facilitando a geração da informação para o próximo exercício ou demais planos, em caso de entidade multipatrocinada. "Esses documentos relativos à DA passam a ser recebidos pelo sistema STA", esclareceu Martins.

Segundo ele, " na primeira fase o STA foi utilizado para a migração da parte contábil de investimentos e agora, na segunda fase, pela parte atuarial, com recepção das Normas Técnicas Atuariais (NTA) e Demonstrações Atuariais (DA)". A Previc prevê ainda uma terceira fase, de melhorias no sistema e disponibilização de relatórios para que as entidades tenham controles internos e retirem com a Previc o que elas colocaram de informações no sistema. Isso vai na linha da melhoria na qualidade da informação e, provavelmente no futuro, da unificação de dados para desonerar as entidades e facilitar o monitoramento", ressaltou.


Cadastre-se e receba gratuitamente newsletter do site Investidor Institucional, com síntese das nossas notícias diárias. Preencha os dados abaixo e nos envie, inserindo a seguir o email ii@investidorinstitucional.com.br na sua lista de contatos para não sermos barrados como spam.
Li e concordo com termos e condições de uso