Mainnav

Previ lança seu plano família

A Previ vai lançar nesta sexta-feira (13) seu plano família, voltado para os familiares de seus participantes, consanguíneos até o 3º grau ou por afinidade até o 2º grau — como cônjuges, bisavós, avós, pais, filhos, netos, tios, sobrinhos, sogros, cunhados e enteados. Os próprios associados também poderão aderir ao novo plano, se assim desejarem.

“Num cenário de desafios para o mercado de previdência e para a economia de maneira geral, a criação de um novo plano de benefícios busca oferecer alternativas aos participantes para assegurar seu futuro e proteger seus familiares”, afirma Marcel Barros, diretor de seguridade da EFPC, que complementa: “além disso, o novo plano contribui para a sustentabilidade da Previ”.

O novo plano tem características específicas, com regulamento próprio e investimentos separados dos outros planos da Previ, o Plano 1 (de benefício definido) e o Previ Futuro (contribuição variável). Por se tratar de um plano de contribuição definida, sem contrapartida de patrocinador, cabe ao associado definir o valor de seu aporte mensal e seu benefício será determinado pelo saldo poupado e pela rentabilidade dos investimentos. Além disso, o plano também conta com a flexibilidade de resgates parciais e recebimento de benefícios por prazo determinado, de acordo com as regras sancionadas.

Os associados do Previ Família podem optar individualmente por um dos três perfis de investimento disponíveis, de acordo com aquele que melhor se adeque à sua estratégia de investimento. Os limites de alocação são definidos pela Política de Investimentos do plano, desenvolvida com base em cenários
macroeconômicos que ajudam a definir as estratégias de gestão e alocação dos recursos. Segundo a política atual, o perfil Prudente não possui alocação em renda variável; no perfil Balanceado a alocação é de até 30% em RV e, no Ousado, de até 60% em RV.

As contribuições do plano podem ser mensais, a partir de R$ 100, ou esporádicas, que podem ser de qualquer valor, a qualquer momento. O novo plano também permite portabilidade. A partir da contratação Previ Família, quem já tiver um plano de previdência em outra instituição pode fazer a portabilidade e trazer todo o seu saldo para o Previ Família. A única exigência é que os recursos sejam oriundos de um plano PGBL ou de outra entidade fechada. A portabilidade é isenta da cobrança de Imposto de Renda.

No Previ Família, o associado pode escolher entre duas opções de recebimento de benefício: o temporário, pago por um prazo entre 24 e 60 meses, para quem tem mais de cinco anos de plano; e a renda mensal, paga em parcelas mensais por prazo definido ou por um percentual do saldo, para quem tem mais de 15 anos de plano.

Resgates só podem ser feitos a partir de três anos de plano. O associado pode resgatar 20% do saldo a cada dois anos ou o valor total, inclusive os recursos portados, ou seja, vindos de outro fundo de previdência. Qualquer pessoa pode ser indicada como beneficiário, seja parente ou não, para o caso de falecimento do participante. A atualização pode ser efetuada a qualquer tempo. Se não houver beneficiários indicados ou caso tenham falecido, o saldo será pago aos herdeiros legais.