Mainnav

Previc envia formulários às fundações para medir pulso do sistema na pandemia

Os fundos de pensão têm até o próximo dia 31/05 para responder formulário enviado pela Previc solicitando relato sobre a situação dos seus planos e carteiras de investimento, além das providências que estão adotando para enfrentar as adversidades decorrentes da pandemia de Covid-19. O Ofício Circular 3/2020 foi enviado ontem (18/05) a todas as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) pela Diretoria de Fiscalização e Monitoramento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Segundo a autarquia, o objetivo do formulário é acompanhar os impactos da crise na gestão dos fundos de pensão e no equilíbrio dos planos de benefícios, o que requer a manutenção de um fluxo de informações para avaliar os riscos do sistema e a necessidade de eventuais alterações regulatórias ou mesmo a implementação de medidas que visem mitigar os efeitos da crise.
A autarquia já teve uma reunião por teleconferência no dia 06/05 com as 17 ESI (Entidades Sistematicamente Importantes) para conhecer os efeitos da pandemia em seus planos e operações, tanto aquelas rotineiras com os participantes quanto em relação àquelas referentes aos investimentos e à solvência. Saiu da reunião convencida de que a situação das ESI não justificava preocupações além das naturais e esperadas dentro do quadro de pandemia. Mas faltava tirar a temperatura das demais, que não se enquadravam como sistematicamente importantes, que é o que faz agora a Diretoria de Fiscalização e Monitoramento da Previc através do formulário enviado ontem ao sistema.