Mainnav

Principais planos da Petros sofrem perdas em agosto

A série de bons retornos alcançados desde abril pela Petros, o fundo de pensão dos funcionários do grupo Petrobras, foi interrompida em agosto. Os três principais planos administrados pela entidade – PPSP-R, PPSP-NR e PP-2 – apresentaram retrações de 0,8%, 0,6% e 0,7% no último mês, elevando as suas perdas no ano para -1,8%, -2% e -2,8%, respectivamente.
O resultado de agosto foi pressionado por desvalorizações na renda fixa e na renda variável. No PPSP-R e no PPSP-NR, de Benefícios Definidos (BDs), os investimentos renda fixa, concentrados em títulos públicos marcados a mercado, caíram 2,7% e 2,5%, respectivamente, pressionados pela forte queda dos títulos mais longos indexados à inflação. Na renda variável, as aplicações tiveram retração de 1,3% no PPSP-R e de 1,5% no PPSP-NR, acompanhando o desempenho negativo do Ibovespa, que recuou 3,4% no período.
No PP-2, de Contribuição Variável (CV), a renda fixa caiu 0,3%, sofrendo menos impacto que os PPSPs em função do perfil da carteira de títulos públicos, composta, em grande parte, por papéis marcados na curva. Já na renda variável, houve queda de 1,9%.