Mainnav

Néos conclui incorporação da Faelba, Celpos e Fasern

O processo de incorporação da Faelba, Celpos e Fasern pela Néos Previdência Complementar chegou ao fim nesta quinta-feira (01/10), com a extinção dos antigos fundos de pensão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e das companhias energéticas de Pernambuco (Celpe) e do Rio Grande do Norte (Cosern). Os planos de Contribuição Definida (CD) e Benefício Definido (BD) do trio passam a ser administrados pela Néos, que dispõe, desde março, de um CD próprio.
Com sede em Salvador e filiais em Recife e Natal, a Néos, constituída há dois anos, tem a diretoria composta por ex-executivos das fundações incorporadas: o diretor-presidente e de investimentos Augusto da Silva Reis (ex-Faelba), o diretor administrativo e financeiro Marcílio Quintino (ex-Celpos) e a diretora de benefícios e seguridade Liane Câmara Matoso Chacon (ex-Fasern).
A absorção dos três fundos de pensão nordestinos garante à Néos um reforço de cerca R$ 3,15 bilhões em seu patrimônio líquido. Ainda pendente de aprovação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a transferência para a entidade do plano PSAP Elektro, hoje administrado pela Vivest, viabilizará uma injeção adicional de R$ 1,7 bilhão.