Mainnav

PrevNordeste adota princípios ESG para selecionar os gestores

empresas esgA partir de 2021 a PrevNordeste adotará um modelo de seleção, avaliação e monitoramento dos gestores de recursos de acordo com os princípios de sustentabilidade – com critérios ambientais, sociais e de governança – e usará esses aspectos na definição dos mandatos. Esse será um elemento essencial para a nova política de investimentos da entidade, que vai incorporar uma série de fatores ESG (Environment, Social & Governance), explica o diretor de Investimentos da PrevNordeste, Cláudio Mello. “Estão em avaliação ainda outros elementos ESG que serão apreciados pelo Comitê de Investimentos, pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo e serão integrados à seleção de gestores”, diz Mello.
Mas o desenho para os próximos quatro anos já demonstra explicitamente a intenção de transformar o tema em critério de montagem de portfólio. “Inicialmente isso será feito de maneira educativa, e, em breve, como critério classificatório”, afirma.
Como pano de fundo para o salto ESG, a minuta de política diz que serão avaliados o impacto ambiental das empresas e dos seus investimentos; os esforços para conservar e gerir os recursos naturais; o respeito pelos direitos humanos e a internalização dos impactos ambientais e sociais na esfera empresarial.
A entidade, que teve seu primeiro plano de beneficios aprovado pela Previc em 2016, nasceu voltada para oferecer previdência complementar aos servidores públicos do estado da Bahia mas desde 2018 passou a oferecer planos também para os servidores dos estados do Sergipe e do Piauí. Atualmente seu patrimônio soma R$ 21,5 milhões e os recursos administrados chegam a R$ 25,5 milhões.
“Com gestão de recursos terceirizada, a fundação aloca 3% de seus ativos em renda variável, 10% em fundos de investimento multimercado estruturados e 10% em investimentos no exterior, já dentro do teto do limite regulatório para os ativos globais. Até agora, as questões de sustentabilidade estavam focadas no G de governança. “Investimos atualmente em um fundo de ações com foco em critérios de governança corporativa, o BB Ações Governança, que segue princípios pautados na seleção de companhias aderentes ao indicador ISG (Índice de Governança Corporativa) e esse foi um dos critérios de seleção pontuados em todas as instâncias da nossa governança de investimentos”, detalha o diretor.