Mainnav

Levantamento mostrará impacto da Covid-19 sobre planos da Valia

Elisabete Teixeira ValiaA Valia, fundo de pensão dos funcionários da Vale e outros, pretende realizar a partir do final deste mês de maio um levantamento para detectar o impacto das mortes por Covid-19 no atuarial dos seus planos de benefícios. A fundação possui um total de 8 planos, com 120 mil participantes, dos quais 95 mil são assistidos. “Com certeza o impacto é significativo”, diz a diretora de benefícios da fundação, Elisabete Teixeira. “O objetivo do levantamento é dimensionar quanto”.
O levantamento será realizado a partir do final de maio, analisando os dados dos quatro primeiros meses deste ano, até 30 de abril. A expectativa da fundação é que até meados de junho o estudo deve estar concluído. Segundo Elisabete, o resultado só não sai antes porque os familiares dos participantes, nas ocorrências de óbitos, às vezes demoram para dar entrada nos pedidos de pensão.
Um primeiro indicador de que o impacto não será pequeno vem da interlocução que a fundação mantém com o plano de saúde autopatrocinado da Vale, que tem sinalizado que os números de óbitos cresceram bastante no início deste ano em relação ao ano passado. “O impacto da Covid no plano de saúde foi alto”, diz Elisabete. “Se foi alto no plano de saúde, não deve ser muito diferente sobre os planos previdenciários”.
A população dos planos da Valia assemelha-se à média da população brasileira, que nos primeiros 113 dias deste ano, até a data de 25 de abril, registrou 195.949 mortes por Covid-19. É um número maior do que as 194.976 mortes registradas pela pandemia em 289 dias de 2020. “Foi essa subida no número de casos no primeiro trimestre desde ano que nos motivou a fazer esse estudo”, diz Elisabete. “Até porque a população dos nossos planos, incluindo ativos e assistidos, é representativa da população do País”, diz ela.