Mainnav

Fip educacional da Previ rendeu 64,8% ao ano

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, divulgou que seu investimento no fundo de participações (FIP) Crescera Educacional II, liquidado há dez dias, rendeu 64,8% ao ano, em termos nominais, desde que foi criado em 2014. O fundo foi liquidado após a venda da sua participação na Afya, empresa que consolidava seus investimentos no segmento educacional, para o conglomerado alemão Bertelsmann.
O Crescera Educacional II foi criado com o objetivo de investir no setor de educação, especificamente na área médica. O fundo realizou diversos investimentos nesse setor, principalmente através da Afya, empresa que realizou IPO (oferta pública inicial de ações) na Nasdaq em julho de 2019 e um follow-on em fevereiro de 2020. Em 7 de junho deste ano a Bertelsmann comprou a participação que o fundo detinha na companhia.
O FIP compunha as carteiras do Plano 1 e do Previ Futuro. Segundo a fundação, os FIPs têm contribuído de forma positiva para os resultados de ambos os planos no segmento de investimentos estruturados.