Mainnav

Vivest fecha julho com rentabilidade negativa no mês

A Vivest, fundo de pensão multipatrocinado que reúne principalmente empresas paulistas de eletricidade, fechou o mês de julho com rentabilidade de -0,2%, para uma meta atuarial de 0,5% no mês. Já no acumulado do ano até julho, a rentabilidade alcança 10% para uma meta atuarial de 18,2%, puxada pela forte variação do IGP-DI, indexador da maioria de seus planos de benefícios.
“O nosso resultado de julho foi impactado, principalmente, pelo Ibovespa, que fechou o mês com queda de 3,9% e refletiu no desempenho da nossa carteira de renda variável (-2,9%)”, explica o diretor de Investimentos da Vivest, Jorge Simino Junior. A carteira de renda fixa fechou em 0,09%, enquanto o CDI, referencial para esse perfil de ativo, subiu 0,3%. Por outro lado, ele destaca que houve bons resultados nos investimentos no exterior e em fundos imobiliários.
Ainda segundo Simino, “nos investimentos no exterior, tivemos retorno de 5,6% e, em fundos imobiliários, de 3,1%. Este último ativo refletiu, principalmente, a decisão do governo de manter os fundos de investimentos imobiliários isentos de impostos, contrariando o que havia sido anunciado em junho”, conta Simino.
De modo geral, explica Simino, o mercado financeiro teve um mês difícil, principalmente no cenário nacional. “Além disso, o aumento na taxa de juros refletiu na taxa dos títulos públicos e provocou queda nos preços, tanto das NTN-Cs quanto das NTN-Bs, que compõem nossos planos de benefícios”.
O diretor de investimentos acrescenta que esse momento difícil ocorre após uma onda de otimismo do mercado, gerada pela expectativa em relação à velocidade de reabertura econômica em função da melhora da pandemia. “Isso foi muito perceptível, principalmente, nos meses de março, abril e maio, em razão do avanço da vacinação em larga escala e da publicação do PIB (Produto Interno Bruto) do país no 1º trimestre, que veio acima do esperado”.
Segundo ele, em junho, o cenário de otimismo começou a mudar. “A reforma tributária sobre o imposto de renda proposta pelo governo, com diversos pontos polêmicos, e o crescimento da variante Delta do coronavírus em diversos países acenderam um sinal de alerta”.
Além disso, ele comenta que as medidas de intervenção estatal do governo chinês, em setores como educação e tecnologia, lançaram dúvidas em relação ao crescimento da economia chinesa e impactaram os preços das commodities. "Foi um fato que afetou as bolsas em todo o mundo e impactou, principalmente, ações de empresas exportadoras de commodities, como a Vale", explica.